Canindé recebe 14ª Praça Mais Infância construída pelo Governo do Ceará

3 de setembro de 2019 - 09:37 # # # #

Fhilipe Augusto Texto
Ariel Gomes, Carlos Gibaja e Tiago Stille Fotos

Uma noite lúdica e cheia de brincadeiras voltadas para as crianças marcou a inauguração da 14ª Praça Mais Infância construída pelo Governo do Ceará, nesta segunda-feira (2). Desta vez o município beneficiado foi Canindé, localizado a 115 quilômetros de Fortaleza. O investimento do Estado na construção do equipamento foi de R$ 986.715,32, em parceria com a Prefeitura. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, e da prefeita Rozário Ximenes.

O equipamento foi construído pelo Estado, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também doou o terreno como contrapartida para a construção do equipamento. A edificação de praças desse tipo está dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. O governador Camilo Santana explicou que a iniciativa, transformada em lei recentemente, possui mais dois pilares que, juntos, buscam oferecer às crianças cearenses uma primeira infância saudável e produtiva.

“A fase mais importante da vida da pessoa é a infância, é o período de zero a seis anos. É o período da formação do cérebro das pessoas. Se uma criança nessa fase não for bem alimentada, acolhida, estimulada, poder brincar, estudar, a gente pode comprometer o futuro dela. Criamos no Ceará o Programa Mais Infância, que tem três pilares. O primeiro é o da educação, do aprendizado. Nós estamos fazendo parcerias para a construção de creches em todas as cidades cearenses, em torno de 220 em todo o Ceará. O outro pilar é também o de olhar para a atenção a essas famílias. Nós criamos o Cartão Mais Infância. Quase 50 mil mães no Ceará, mesmo recebendo o Bolsa Família, muitas vezes ainda não têm condições adequadas para alimentar seus filhos e nós transferimos todo mês um auxílio do Governo do Estado. Depois vem o pilar do brincar. Esse espaço foi construído e adaptado para crianças e adolescentes. Ela (a praça) é toda cercada para as crianças ficarem à vontade e os pais não ficarem preocupados. Esse espaço é de vocês, das famílias, cuidem bem dele”, enfatizou o governador.

A Praça Mais Infância de Canindé possui uma área total de 2.574,36 m², onde foram construídas uma quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, a comunidade recebeu ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, enalteceu o papel transformador do programa idealizado por ela junto aos meninos e meninas cearenses. “O Programa Mais Infância Ceará proporciona espaço de lazer para as crianças e para toda a família. Essa praça foi projetada com muito carinho e atenção para nossas crianças. A criança brincando ela está se desenvolvendo integralmente, além dessa interação com a sociedade, ela está proporcionando desenvolvimento. O Governo do Estado acredita no potencial da juventude e por isso que desenvolve tantas políticas importantes para o crescimento pessoal”, informou Onélia.

Espaço da comunidade

Como dito pelo governador Camilo Santana e sua esposa, o equipamento foi feito pelo poder público para as famílias aproveitarem suas horas de lazer em conjunto. A prefeita Rozário Ximenes corroborou com esse pensamento. “Quero parabenizar as crianças, pais e mães que estão aqui para receber a Praça Mais Infância, que é um convênio entre o Município e o Estado. O Governo entrega para o município e quem vai zelar são vocês, para terem nesse empreendimento um espaço para brincarem e se divertirem”, comunicou a gestora municipal.

Mãe de três meninas, Juliana Freitas mora a poucas quadras da Praça Mais Infância de Canindé. Ela compareceu à inauguração do equipamento com suas filhas, que aproveitaram a oportunidade para brincar na nova estrutura de lazer e fazer pinturas nos rostos. Juliana afirmou que, de agora em diante, na ocasião em que surgir um horário livre na pizzaria em que trabalha vai buscar levar Iana (9), Mirela (5) e Júlia (3) à praça. “Prendendo sempre que tiver um tempinho do trabalho trazer milhas filhas. Para se divertirem aqui. Seja nas minhas folgas à noite ou durante o dia antes de ir trabalhar”, disse a mãe.

Municípios contemplados

Além de Canindé, os municípios de Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Crato, Granja, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, Sobral e Viçosa do Ceará já foram contemplados cum uma praça desse porte. Outras 20 estão serão construídas nas cidades de Acopiara, Boa Viagem, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza (3), Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Tianguá e Trairi. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 90 s e outras 74 brinquedopraças estão previstas.

Turismo religioso

Canindé é destaque nacional pela sua religiosidade arraigada na imagem de São Francisco. Com o objetivo de fomentar cada vez mais a atraçao de visitantes, o Governo do Ceará vem promovendo a requalificação do corredor religioso do município. Após entregar a Praça Mais Infância, Camilo Santana fez questão de visitar as obras, que já se encontram em fase avançada. O governador informou que a primeira parte desse projeto já será entregue este mês e, na ocasião, já anunciará novas intervenções. “Nós estamos terminando o projeto e no dia da inauguração nós vamos anunciar a segunda parte da obra de turismo religioso de Canindé, que é toda a urbanização e a melhoria do entorno da estátua de São Francisco para receber bem os turistas que vêm a Canindé”, comunicou o chefe do Executivo estadual.

 

 

Ouça

A população recebeu kits esportivos, com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol. A construção desse tipo de equipamento está dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. O governador Camilo Santana ressaltou os cuidados com a fase de formação da criança.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, destacou a importância de promover o desenvolvimento da criança através do programa.