CeArt recebe visita de executiva especializada em comércio exterior

5 de setembro de 2019 - 14:12 # # # # #

CeArt - Ascom
Ariel Gomes - Fotos

Investindo no aprimoramento de processos no artesanato cearense, o Governo do Estado do Ceará traz Angela Tamiko Hirata, executiva especializada em comércio exterior para realizar visita técnica, nesta semana, à Central do Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, e aos municípios cearenses com produção artesanal. O objetivo da visita é a troca de experiências para alavancar a produção e a comercialização do artesanato cearense.

Angela possui larga experiência com administração de empresas e é presidente da Suriana Trading, empresa especializada em negócios internacionais. Um dos cases de sucesso da executiva foi a transformação da marca de calçados Havaianas um destaque no exterior. “Conhecendo de perto o artesanato do Ceará e a capacidade criativa dos nossos artesãos, Angela pode colaborar com a modernização e a expansão da visibilidade de nossas peças e iniciativas”, destaca a primeira-dama, Onélia Santana.

A programação da semana teve início na segunda-feira, com ida às lojas da CeArt e reunião com gerentes e colaboradores do setor administrativo. Nas visitas, além de conhecer as tipologias e técnicas, Angela orienta funcionários e artesãos solucionando dúvidas e dando dicas. “O artesanato é uma arte, e como toda arte tem uma carga infinita de subjetividade. Precisamos encontrar caminhos de qualificar esses produtos mantendo todo o sentimento e cultura expressos no trabalho de cada artesão”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Santana do Cariri, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Várzea Alegre, Caririaçu, Itapipoca, São Gonçalo, Aracati, Aquiraz e Cascavel estão no roteiro da visita, que vai até o dia 07/09 e apresenta os trabalhos em couro, renda, xilogravura, tecelagem, crochê, palha de milho, cipó e argila para a executiva. “Além de compartilhar nossos anseios e necessidades com a equipe, recebemos orientações valiosas de como melhorar nossos produtos, e isso não tem preço. Vamos fazer de tudo para ser cada dia melhores no que fazemos para que as pessoas que compram, tenham certeza de que estão levando um produto de qualidade”, afirma a artesã Célia Felintro, da Associação do Grupo de Artesãos em Palha, Genipoart.