Caminhão móvel do Senai inicia aulas práticas de marcenaria para detentos do Ceará

13 de setembro de 2019 - 17:21 # # # #

Ascom SAP

Os detentos da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim recebem até o dia 30 de setembro um curso de fabricação de móveis de madeira – marcenaria. A qualificação acontece na área externa do presídio, através de um caminhão móvel cedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além do veículo, o Senai-CE também leva os professores para a realização das aulas.

Nesta sexta-feira (13), os alunos tiveram a primeira aula prática do curso, com o instrutor Diego Lima do Senai. Ele observou que o engajamento é notável e o estimula ainda mais para seguir no projeto. “Eles são muito interessados, fazem muitas perguntas, tiram dúvidas e isso mostra o interesse. Mostra também esse momento importante que é a ressocialização”, avaliou.

As aulas acontecem nos turnos manhã e tarde, com 20 alunos em cada horário. Os dois próximos ciclos do curso acontecem em outubro e novembro respectivamente e receberá a mesma estrutura do caminhão móvel e profissionais do Senai-CE.

Apesar de já ter trabalhado com marcenaria, o detento A.B. está ampliando os conhecimentos e em busca de ter uma certificação.”Já fiz trabalhos muito bons como marceneiro, aqui eu vi a chance de aprender ainda mais e sair com um certificado para melhorar a minha procura por emprego lá fora”, disse.

O curso de marcenaria faz parte do “Projeto Sou Capaz”, realizado pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), e certificará 120 detentos até novembro.

A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, explicou a importância do curso na Unidade Prisional Sobreira Amorim. “A importância de trazer o curso para o Sobreira é o fato da unidade ter uma oficina de marcenaria. A ideia é que esses alunos participem da oficina e iniciem a prática para que já fiquem no cadastro de reserva e na liberdade possam conseguir um emprego nessa área”, relata.

Projeto Sou Capaz

O objetivo do projeto, que acontece em parceria com o Senai-CE, é qualificar quatro mil internos até o fim de 2019. São cursos que abrangem várias áreas e que têm de 60 a 220 horas/aula.

Os cursos variam de manutenção de computadores, manutenção de edificações, técnicas de pinturas de obras, instalação elétrica predial, instalação hidráulica, mecânica de ciclo otto, serralheiro de metais até corte e costura em tecido plano.

As unidades prisionais que estão envolvidas no projeto são: Penitenciária Industrial Regional de Sobral, Penitenciária Industrial Regional do Cariri, Pacatuba, Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, Centro de Triagem e Observação Criminológica, Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III); Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV); Cadeia Púlica Masculina de Juazeiro, Cadeia Pública Feminina do Crato, Cadeia Pública Feminina de Sobral.