Atenção à saúde bucal da gestante deve ser redobrada

27 de setembro de 2019 - 11:12 # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC e Alice Guilherme - Estagiária Texto
Jeorge Farias Arte gráfica

Quando uma mulher é admitida para a Casa da Gestante do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, ela passa a ser cuidada por uma equipe especializada e multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionista, psicólogos, técnicos de enfermagem e também odontólogos. O período longo em que a gestante permanece na Casa requer também uma atenção mais especializada em relação à saúde bucal, que é destinada à ela e ao bebê. A visita do serviço de odontologia é realizada toda terça-feira, pela manhã.

A equipe começa o atendimento com as orientações de higiene bucal, respondem as dúvidas que surgem e orientam as gestantes para o cuidado com o bebê. Isso possibilita também a atenção adequada à higiene bucal dos filhos, para quando nascerem. “Depois das orientações, a gente faz a avaliação da cavidade bucal, verifica as queixas de dor, inflamação e fraturas, além de cuidar da estética”, explica Denis Bezerra de Araújo, professor e responsável pelo atendimento.

As que necessitam de mais cuidados são encaminhadas para o atendimento ambulatorial de odontologia na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Unifametro), centro universitário conveniado à Secretaria da Saúde do Ceará. Sobre a higiene bucal dos filhos, ele reforça o papel essencial que os pais têm. “Começando precocemente, a criança absorve melhor e se torna um hábito. Não deve ser nada forçado, a família tem que ensinar e fazer junto”, diz.

Fabiana da Silva Oliveira, de Quixeramobim, está com 31 semanas de gestação de Pedro. Breve, ele receberá os cuidados de higiene bucal aprendidos pela mãe. “Eu não sabia que precisava fazer a higiene bucal do bebê. Quando Pedro nascer, já vou aplicar o que eu aprendi”, garante. Ela chegou à casa da gestante no dia 7 de setembro, por conta da diabetes.

Quem já recebeu as orientações e os cuidados foi Lucila dos Santos, de Capistrano. Ela está na casa da gestante desde o dia 27 de agosto, por conta de uma perda de líquido. Recebeu as orientações e foi atendida passando pela restauração estética. “Fazia mais de 17 anos que eu queria ajeitar meus dentes e consegui. Agora eu estou cuidando melhor. Vou me cuidar e cuidar do bebê”, explica a paciente.

Para Manoel Lima, estudante de odontologia que atua na casa da gestante, a experiência de vivenciar a rotina num hospital de alta complexidade em situações específicas proporciona muito mais conhecimento. “Estamos em todos os momentos do atendimento. Fazemos a triagem no hospital e em seguida encaminhamos para o atendimento. Isso nos permite adquirir mais experiência”, ressalta.

Cuidado intensivo

Na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), aliando o cuidado médico a outros tratamentos, é possível obter uma recuperação mais eficiente dos pacientes internados, além de ser um excelente ambiente para o aprendizado acadêmico. Os pacientes recebem a visita da equipe odontológica semanalmente para identificar possíveis intercorrências relacionadas à saúde bucal e que possam, de alguma maneira, interferir no tratamento intensivo.

Para Francisca de Sousa Oliveira, que acompanha o filho João Batista Barbosa na UTI do HGCC, foi muito bom ver que ele estava recebendo tratamento odontológico. “As dentistas fizeram limpeza, analisaram cáries. Com dois meses de internação, às vezes fica a desejar a higiene bucal. A limpeza especializada mesmo, quem faz é a equipe odontológica, então foi muito bom. Evita bactérias e infecções. Inclusive, é a primeira vez que observo esse tipo de tratamento em um hospital”, destaca satisfeita a mãe.

Inserir a Odontologia na UTI ajudou inclusive na certificação por redução de infecção que o Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) concedeu ao HGCC em julho deste ano. Um dos indicadores que contam positivamente para a redução de infecções é a realização da higiene oral.