Seinfra realiza workshop sobre eficiência energética para representantes de secretarias e órgãos do Estado

27 de setembro de 2019 - 16:44 # # #

Camila Gurgel - Ascom Seinfra

A eficiência energética e a leitura técnica da fatura de energia elétrica foram o foco do I Workshop de Energia, realizado nesta sexta-feira (27), pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará, em parceria com a concessionária de energia elétrica do Ceará, Enel. Representantes dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e demais conveniados estiveram presentes no evento para aprender a fazer uso de energia elétrica de forma consciente e sem desperdícios .

O evento é uma das ações adotadas pela Seinfra para se adequar ao Decreto Nº 33.264, publicado em setembro deste ano, que determina que a secretaria seja responsável pela padronização e pelo monitoramento dos serviços de energia elétrica, gás canalizado, telecomunicações, abastecimento de água e coleta de esgoto, denominados de utilidades, no âmbito da administração estadual. Para isso, a Seinfra deve executar o Programa de Padronização e Controle das Utilities, mantendo uma interlocução com as concessionárias. O decreto também envolve a Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG, esta como planejadora e organizadora das contas de custeio.

Segundo o secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, o objetivo do governo, através do decreto, é usar bem a energia elétrica, evitando desperdícios. Diminuir os custos do estado é uma consequência. Para alcançar esse objetivo, o secretário reforça a importância de divulgar as medidas necessárias, “a obrigação dessas ações são da Seinfra, mas todos os órgãos têm que estar engajados com isso, ninguém consegue fazer uma economia ou uma eficiência energética de um prédio se as pessoas não estiverem cientes disso”.

Assim, o I Workshop de Energia teve como propósito o aprendizado inicial para que os participantes tomem conhecimento do que é eficiência energética, do que é geração distribuída e saibam fazer uma leitura técnica da fatura de energia. O evento contou com a palestra do professor da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, Tomaz Cavalcante. Como uma das medidas de uso eficiente da energia, o professor afirmou: “se o equipamento não está sendo utilizado, desligue-o”.

Outros eventos como esse serão realizados no futuro. De acordo com Adão Linhares, planeja-se que os próximos sejam mais detalhados, com desdobramentos de dúvidas, ou até específicos para determinados órgãos do estado, como a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, chamadas por ele de “grandes clientes”.