Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco oferta 130 vagas de cursos gratuitos em outubro

9 de outubro de 2019 - 11:31 # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB

Inscrições para quatro cursos nas áreas de gestão e boas práticas de manipulação acontecem entre esta quarta-feira (9) e amanhã (10)

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10) inscrições para quatro cursos básicos nas áreas de auto-gestão e empreendedorismo, segurança alimentar, fichas técnicas e serviços e técnicas de garçom. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Secult ou no site da Escola. No total, são 130 vagas e a seleção será por ordem de inscrição.

Os cursos, que são de curta duração, oferecem qualificação para quem busca aperfeiçoamento ou empreender na gastronomia. Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, ressalta que os cursos básicos são oportunidades para que a comunidade tenha experiências de aprendizado na Escola, especialmente por serem mais rápidos.

Sobre a Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

Serviço:

Inscrições Cursos básicos

Dias 9 e 10 de outubro 
Inscrições no sites: www.secult.ce.gov.br, http://gastronomiasocial.org.br/ ou instagram – das 12h do dia 9 (quarta) às 11h59 do dia 10 (quinta). Será válida uma inscrição* por pessoa. Link direto.

Dia 11 de outubro
A partir das 17h – Divulgação dos selecionados por ordem de inscrição e da lista de espera. Os inscritos selecionados e os que ficaram na lista de espera devem comparecer no primeiro dia do curso para o qual se inscreveram. Caso os inscritos não compareçam, as vagas remanescentes serão repassadas para quem está na lista de espera.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3248-8091.

Auto Gestão e Empreendedorismo (20h)

O curso tem como prioridade descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento pessoal e profissional do nosso aluno e futuro confeiteiro. O participante aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo autonomia e tranquilidade para uma melhor gestão, com responsabilidade e comprometimento, gerando assim, mudanças em sua vida, acabando com as limitações e os bloqueios individuais que impedem o desenvolvimento pessoal e profissional com auto aprimoramento da pessoa em sua vida; empatia e respeito, melhor comunicação e desenvolvimento de liderança.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Turma 1 – Período: 14 a 18.10.2019
Horário: 8h30 – 12h
Número de Vagas por turma: 20 vagas

Turma 2 – Período: 21. a 25.10.2019
Horário: 13h30 – 17h
Número de Vagas por turma: 20 vagas

Fichas Técnicas: Preparação e Precificação (20h)

Aprenda neste curso como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 14. a 18.10.2019

Horário: 18h – 21h30
Número de Vagas por turma: 20 vagas

Técnicas dos Serviços de Garçom (40h)

Capacitar o aluno para executar técnicas de serviços de atendimentos em alimentos e bebidas de acordo com as regras de cada modalidade.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 14. a 25.10.2019

Horário: 18h – 21h30
Número de Vagas por turma: 30 vagas

Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos (20h)

Possibilita ao participante os conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente, utilizando técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.