No Dia do educador ambiental, o Ceará tem muito o que comemorar

15 de outubro de 2019 - 14:46 # # # #

Tarcilia Rego - Ascom Sema

Só no primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado, por meio da Sem, capacitou 2.591 educadores, em 45 municípios, realizou duas campanhas de EA, a Festa Anual das Árvores e a Semana do Meio Ambiente 2019

Neste 15 de outubro, o mundo comemora e abraça o professor. A data proclamada em 1994, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Dia Mundial dos Professores, também celebra o educador ambiental. “Profissional de extrema importância para a Secretaria do Meio Ambiente (Sema)”, ressalta o titular Artur Bruno. “Eles trabalham para criar ou potencializar um ambiente harmonioso, saudável, equilibrado e sustentável para todos”, completa.

No âmbito do Estado, a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Sema, atua de forma transversal e interdisciplinar, fazendo educação ambiental (EA) em prol da sustentabilidade local e planetária. “Estamos comprometidos com a manutenção do equilíbrio natural e da vida em sociedade”, afirma Ulisses Rolim. Coordenador da Coeas.

“A EA, nesse contexto, aparece como uma possibilidade de reaproximação entre homem e meio ambiente, por meio da proposição de práticas pedagógicas sob uma perspectiva crítica que não trate a Natureza como algo distante e apartado do homem, especialmente do que vive nas cidades”, explica Rolim. A Coeas conta com uma equipe de 11 colaboradores. Durante a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92, um dos importantes documentos produzidos foi o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Processo participativo

Segundo a secretaria de Planejamento e Gestão da Sema, Maria Dias, “a educação ambiental permeia” todas os setores da SEMA. “Somos 239 pessoas trabalhando e comprometidos com a formação de cidadãos conscientes da nova realidade socioambiental”, disse. “Seja pela Coordenadoria de EA, de Desenvolvimento Sustentável e ou de Biodiversidade, o nosso processo é participativo, dinâmico e forma multiplicadores ambientais em todos os recantos do Ceará”, destaca.

“Só este ano, de janeiro à junho, foram 54 capacitações”, informa Milton Alves, gestor ambiental da Coeas. Para Maria de Lourdes Morais da Cunha, coordenadora do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a participação na Formação de Educadores Ambientais da Sema foi “proveitosa” e com “muita troca” de conhecimento. “O curso só veio melhorar a minha prática como educadora ambiental”, conclui.

Só no primeiro semestre deste ano, o Governo do Estado, por meio da SEMA, capacitou 2.591 educadores, em 45 municípios, realizou duas campanhas de EA, a Festa Anual das Árvores e a Semana do Meio Ambiente 2019. Ambas contaram com a participação efetiva de 117 e 130 municípios, respectivamente. As duas atividades contaram ainda com a participação efetiva das 25 unidades de conservação estaduais.

Neste ano, o projeto Viva o Parque foi ampliado para a ARIE Sítio Curió e para a APA do Rio Ceará Maranguapinho e o Programa Selo Escola Sustentável iniciado. Só no primeiro semestre de 2019, o Viva o Parque levou 72 mil pessoas aos parques estaduais Botânico, em Caucaia e Cocó, em Fortaleza.

Conceito

O artigo primeiro da Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, define EA, “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

De acordo com a Coeas, o Estado do Ceará, na esfera de sua competência e nas áreas de sua jurisdição, definirá diretrizes, normas e critérios para o funcionamento e o exercício da EA, formal e não formal, atendendo peculiaridades regionais, culturais e socioeconômicas, respeitados os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental. A Política Estadual de Educação Ambiental foi instituída pela Lei 14.892, de 31.03.11.