SPS e CEAS promovem a XIII Conferência Estadual de Assistência Social

17 de outubro de 2019 - 15:25 # #

Ascom SPS

“Plano Decenal 2016 a 2026: Desafios e Possibilidades para a Assistência Social em Tempos de Crise” é o tema central da XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorre nestas quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de outubro, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-Ce) e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A abertura ocorreu às 13h desta quinta-feira (17), com a presença da titular da SPS, Socorro França, seguida da palestra da professora da Universidade Federal do Maranhão, Maria Ozanira Silva e Silva.

Resultado de 183 conferências municipais de assistência social e de outras três reuniões descentralizadas e ampliadas nos municípios de Fortaleza, Iguatu e Tianguá, a Conferência Estadual traz para o centro do debate os principais desafios e possibilidades atuais da Política de Assistência Social e os impactos junto aos usuários. O encontro é oportunidade para reafirmar o papel da Assistência Social como garantidora de direitos e dar maior visibilidade ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), enquanto política do sistema de seguridade social não contributiva.

Conquistas e desafios

“O Suas é uma conquista civilizatória de todos para todos. E como tal, precisamos fortalecê-lo”, ressalta a secretária Socorro França. “As conferências são importantes porque fortalecem as perspectivas e ações previstas no II Plano Decenal, de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso ao Suas”, acrescenta a secretária-executiva do Ceas-CE, Tereza Serra. A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do encontro.

A XIII Conferência Estadual irá concentrar os debates e discussões em três eixos: o financiamento público da política de Assistência Social; a proteção social do SUAS e sua relação com o sistema de Justiça; e o SUAS e a Previdência Social. O evento tem o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

Serviço:

XIII Conferência Estadual de Assistência Social
Data: 17 e 18 de outubro de 2019
Local: Auditório Dep. Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, à Av. Desembargador Moreira, 2807, bairro Dionísio Torres