Cinema do Dragão exibe retrospectiva especial do cineasta Henri-Georges Clouzot

18 de outubro de 2019 - 10:47 # #

Wania Caldas - Ascom Instituto Dragão do Mar

A mostra é uma parceria do Instituto Francês com Centro Dragão do Mar

Em parceria com o Instituto Francês, o Cinema do Dragão apresenta, até dia 20 de outubro, uma retrospectiva especial do cineasta Henri-Georges Clouzot (1907-1977). Quatro de seus longas integram a mostra, além dos documentários O escândalo Clouzot, sobre a controversa carreira do cineasta e os bastidores de seus métodos tirânicos, e O inferno de Henri-Georges Clouzot, com materiais de arquivo de L’enfer, seu lendário filme inacabado. As ficções do realizador se estruturam como filmes noir cujas tramas complexas são recheadas de reviravoltas, como é o caso de As diabólicas, O assassino mora no 21 e O Salário do Medo. Como parte da mostra, também exibiremos o documentário O mistério de Picasso, em que Clouzot filma, em 1955, o processo criativo do pintor espanhol através de 20 telas feitas especialmente para o filme.

As cópias exibidas no Cinema do Dragão na Retrospectiva Clouzot (em DCP 2K e Full HD) foram recentemente restauradas em ocasião do quadragésimo aniversário de sua morte, no ano de 2017. Os ingressos serão vendidos a preço especial: R$ 7 (inteira) e R$ 3,5 (meia).

Abaixo os detalhes da programação:

LES DIABOLIQUES – AS DIABÓLICAS (DCP 2K legendado) – 114 min – 12 anos – 20/10 às 20h

Sinopse: Christina Delassalle (Vera Clouzot) é casada com o sádico Michel Delassalle (Paul Meurisse). Rigoroso diretor do colégio que a pertence, ele frequentemente a humilha, maltrata alunos e funcionários e é odiado por todos. Em uma improvável parceria, Christina e Nicole (Simone Signoret), amante de Michel, decidem matá-lo e na sequência jogam o cadáver na imunda piscina da escola. Uma limpeza acontece, mas nenhum vestígio do corpo é encontrado e o mistério leva as duas mulheres à loucura.

L´ASSASSIN HABITE AU 21 – O ASSASSINO MORA NO 21 (DCP 2K legendado) – 85 min – 12 anos – 20/10 às 18h (Sala 2)

Sinopse: Um assassino em série que deixa cartões de visita nos corpos de suas vítimas está a solta. Quando o Inspetor Wens (Pierre Fresnay), encarregado do caso, recebe uma pista que indica que o culpado está hospedado em uma pensão no número 21 da Avenida Junot, ele se hospeda lá disfarçado de pastor e acompanhado da mulher com quem está tendo um caso.

LE SALAIRE DE LA PEUR – O SALÁRIO DO MEDO (DCP 2K legendado) – 155 min – 12 anos – 19/10 às 17h15 (Sala 2)

Sinopse: Las Piedras é um vilarejo controlado pela Southern Oil Company (S.O.C.) que está tomado pela pobreza. Quando um incêndio é iniciado num poço de petróleo perto do lugar, o presidente da S.O.C emprega um grupo de homens para ir ao local de caminhão e prevenir novos acidentes. O verdadeiro problema surge quando obstáculos começam a aparecer, sendo o primeiro uma íngreme montanha.

LE MYSTERE PICASSO – O MISTÉRIO DE PICASSO (DCP 2K com legendagem eletrônica) – 78 min – 12 anos – 19/10 às 20h (Sala 2)

Sinopse: Em 1955 um famoso diretor convenceu um genial pintor a deixar-se observar no exercício de sua arte. Utilizando materiais especiais que proporcionam uma visão desobstruída, Pablo Picasso pinta sob as lentes atentas de Henry-Georges Cluzot. Picasso faz 20 telas para o filme e Cluzot acompanha a criação de cada uma, adaptando seu olhar cinematográfico ao trabalho do artista, um dos mais importantes do século XX.

L’ENFER D’HENRI-GEORGES CLOUZOT – O INFERNO (Full HD com legendas em português) – 94 min – 12 anos

Sinopse: Em 1964 Henri-Georges Clouzot iniciou as filmagens de seu novo longa. L’Enfer contava com Romy Schneider e Serge Reggiani no elenco, era uma das mais caras produções francesas da História e retratava um conturbado relacionamento afetado pelos delírios ciumentos do marido. Após algumas semanas de trabalho o ator principal ficou doente, Clouzot sofreu um ataque cardíaco e a produção foi interrompida. Quarenta anos mais tarde a viúva do diretor libera os registros da época para Serge Bromberg e Ruxandra Medrea.

LE SCANDALE CLOUZOT – O ESCANDALO CLOUZOT (Full HD com legendas em português) – 60 min – 12 anos – 18/10 às 18h30

Sinopse: O filme retrata a carreira de Henri-Georges Clouzot, um famoso roteirista e diretor francês. Ele sofreu dificuldades em sua carreira que não o permitiram trabalhar até 1947. Quando Clouzot retornou, sua carreira tornou-se cada vez mais sólida com os lançamentos de “Crime em Paris”, “O Salário do Medo” e “As Diabólicas”. Clouzot foi injustamente deixado de lado durante o movimento Nouvelle Vague, mas isso não apagou sua história como um dos mais importantes diretores franceses de todos os tempos.