Feira do Conhecimento: Estudantes do Centec desenvolvem tecnologias de baixo custo

18 de outubro de 2019 - 10:27 # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Instituto Centec

Estudantes do Centec desenvolvem tecnologias de baixo custo

Estudantes e professores do Instituto Centec estão participando, até o próximo sábado (19), da grande festa que reúne ciência, tecnologia e inovação produzidas no Estado do Ceará: a Feira do Conhecimento 2019. Toda a programação é gratuita e acontece no Centro de Eventos.

Estudantes da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, trouxeram diversos projetos inovadores, dentre eles, o Chip Sarf – “Sistema Anti Roubo e Furto”, que foi apresentado recentemente em uma feira de computação no México.

Segundo o estudante Allyson Cruz, “a diferença para os outros que já existem é que ele é de baixo custo, não recebe interferência externa e nem descarrega a bateria do carro. Ele funciona com dois chips que, quando ficam distantes um do outro, acontece o corte de toda a parte elétrica do veículo e aí ele não funciona”, explica.

Já o discente do curso de Irrigação e Drenagem, Allison Maciel, apresenta, durante a Feira, “um sistema de irrigação automatizado que é viável para qualquer pequeno agricultor utilizar, pois ele tem baixo custo. Ele faz tudo: controla a temperatura e umidade com precisão e é de fácil acionamento. Então essa ideia vem para ajudar a agricultura familiar”, comenta.

Incubadora do Centec

Outro projeto da Fatec Cariri está na Feira do Conhecimento e recebe o apoio da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece): a Rocha PCI. O estudante do 3º semestre de Manutenção Industrial, Claudio Rocha, criou a Rocha PCI, uma impressora de placa de circuito impresso, também de baixo custo. “Essas placas são úteis na produção de inúmeros tipos de equipamentos, de mouse a controle de televisão ou celular. Geralmente, elas vêm de fora, de São Paulo, Canadá, China. Desenvolvi essa ideia para facilitar a vida de quem trabalha com eletrônica”.

CVT Fortaleza

Estudantes do curso de arduíno do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza trouxeram para o evento o resultado de muitas horas de dedicação e trabalho em equipe. Os projetos “Piano no chão”, “Cabine de controle à distância” e “Mão Sombra” mostram o potencial das inovações que podem ser desenvolvidas com o arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar.

Do zero, os jovens construíram uma cabine em que o usuário pode movimentar um carrinho por toda a feira. É possível sentir na cadeira quando o brinquedo passa por cima de obstáculos e todo o percurso é acompanhado por câmeras pelo controlador.

Já o projeto “Mão Sombra” foi aprimorado desde à sua apresentação ao público na Bienal do Livro. Ele consiste em um braço robótico para auxiliar pessoas com deficiência. “Os movimentos que eu faço com a mão mestre, a mão robótica vai seguir e, com isso, a pessoa com deficiência pode ter um apoio maior para realizar tarefas simples do dia a dia”, disse Thierry Wellington.

Confira aqui a programação completa do Centec na Feira do Conhecimento e veja mais fotos do evento aqui.

Sobre a #FdC3

A Feira do Conhecimento 2019 tem uma ampla e diversificada programação totalmente gratuita, com grandes nomes do universo do empreendedorismo, da ciência, da inovação e tecnologia. O evento é uma realização do Governo do Estado/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems e ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, dos dias 16 a 19 de outubro. Saiba mais.

Sobre o Centec

O Instituto Centec é uma organização social que oferece uma ampla gama de serviços para diferentes públicos. À população cearense, oferta, gratuitamente, cursos de formação inicial e continuada, educação técnica, tecnológica, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em 37 municípios cearenses.

Para empresas, realiza pesquisa, consultorias, assistência técnica e extensão tecnológica, treinamentos corporativos sob demanda, análises e treinamentos laboratoriais. Também promove concursos e processos seletivos em todo o Ceará e a incubação de empresas inovadoras. Saiba mais.