Complexo do Pecém inicia parceria para qualificação portuária

21 de outubro de 2019 - 15:33 # # # #

Celso Tomaz - Ascom CIPP

Complexo do Pecém inicia parceria para qualificação portuária

Aulas do novo curso começaram nesta segunda-feira (21) e seguem até a próxima sexta-feira (25)

Desenvolver ferramentas para o crescimento profissional é um interesse constante do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Por isso, teve início nesta segunda-feira (21), no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS), o primeiro curso de Capacitação para Trabalhador Portuário.

O treinamento faz parte do Programa de Treinamento de Extensão Profissional (Protep), e marca o início de uma parceria com o Instituto de Capacitação Técnica e Profissional (Incatep), empresa de educação profissional que atua há mais de 20 anos na qualificação voltada às atividades portuárias.

“Esse é um treinamento inicial voltado não apenas para os nossos colaboradores, mas também para a comunidade. Identificamos que muitas pessoas que moram na região do Pecém ainda não possuem capacitação específica para trabalhar no porto. Preparar essas pessoas é um grande desafio nosso. Por isso, temos o objetivo de instrui-los e assim formar um banco de dados para que, diante da necessidade das empresas instaladas aqui, os participantes desses treinamentos venham a trabalhar conosco futuramente”, ressaltou o gestor de Pessoas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Claudio Machado.

A capacitação visa desenvolver competências para:

1) Conhecer as diretrizes de SMS – Segurança no trabalho , meio ambiente e saúde ocupacional para atividade portuária;

2) Conhecer as norma regulamentadoras Nr.29;

3) Preparar, armazenar cargas em operações de carga e descarga em terminais e navios mercantes;

4) Movimentar cargas de acordo com Normas e Procedimentos Operacionais, inclusive Carga Perigosa seguindo legislações de segurança no trabalho (Normas Regulamentadoras Nr.06, Nr.15, Nr.16. Nr.20, Nr.26 e Nr.29 ) e IMO – MSC;

5) Avaliar as condições de riscos na atividade de trabalhador portuário;

6) Explanar sobre DDS – dialogo diário de segurança;

7) Conhecer sobre APT/PTE – Autorização de permissão de trabalho / Permissão de trabalho especial;

8) Realizar o conjunto de tarefas na função de trabalhador portuário com eficiência operacional seguindo diretrizes e normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. o conhecimento de diretrizes de SMS – Segurança no Trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional para a atividade portuária;

“Essa é uma parceria nova que o Incatep estabeleceu com o Complexo do Pecém. O objetivo do curso é preparar as pessoas para a área portuária, pois esse conhecimento é importante e exigido para quem pretende ingressar na carreira na área portuária. Esse é um treinamento que contempla temas importantes como normas e segurança. Assim possibilita o crescimento profissional de quem participa”, diz Stywart Pasiani, coordenador operacional do Incatep.

O Instituto, que possui certificação ISO 9001:2015 e é credenciado pela Marinha do Brasil e pela Petrobras, já certificou mais de 90 mil trabalhadores no Brasil e em países da América Latina e África. O primeiro curso de Capacitação para Trabalhador Portuário, promovido pelo Incatep, segue até a próxima sexta-feira (25). A expectativa é que sejam realizados diversos outros treinamentos, alguns inclusive voltados para a operação de equipamentos portuários. E a cada nova turma serão disponibilizadas vagas para a comunidade.

 

Ouça

O treinamento faz parte do Programa de Treinamento de Extensão Profissional (Protep), e marca o início de uma parceria com o Instituto de Capacitação Técnica e Profissional (Incatep), empresa de educação profissional que atua há mais de 20 anos na qualificação voltada às atividades portuárias. Sobre o projeto, fala o gestor de Pessoas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Cláudio Machado.

Segundo Cláudio Machado, o objetivo é oferecer treinamento para pessoas que estejam desempregadas e tenham condição de trabalhar nas empresas que atuam no CIPP.