Programa Médico da Família Ceará é apresentado a gestores do Rio Grande do Sul

21 de outubro de 2019 - 16:51 # # # #

Ascom ESP

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi sede de reunião com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) sobre o Programa Médico da Família Ceará. O Programa, regulamentado por decreto assinado em março de 2019, pelo governador Camilo Santana, é inspiração para as Secretarias de Saúde dos municípios do RS.

Segundo Diego Espíndola, presidente do COSEMS/RS, a ideia é “copiar a experiência do Programa Médico da Família Ceará para prover médicos nos municípios, já que o estado está sendo pioneiro no país”. Ele disse ainda que o estado do Rio Grande do Sul deve perder até 700 médicos até o fim do ano, por isso é necessário pensar em uma política estadual, a exemplo do que já ocorre no Ceará. A reunião desta segunda-feira (21) foi uma conversa introdutória de aproximação entre os estados para tirar dúvidas sobre convênios e a parte jurídica do Programa. As informações devem ser discutidas nos próximos dias com a ESP/RS.

A reunião contou com a presença do superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcântara, Olívia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, além de Diego Espíndola, presidente do CosemsS/RS; William Alves, secretário executivo do COSEM/RS; Alessandra Albuquerque, assessora técnica de Sistema de Informação em Saúde do Cosems/RS; Fernanda Cardoso, assessora técnica do Cosems/RS; Rômulo Fernandes, coordenador do Programa Médico da Família Ceará no Município de Fortaleza e Erlemus Ponte Soares, coordenador da Atenção Primária do Município de Fortaleza.

Programa Médico da Família Ceará

O Programa Médico da Família Ceará foi criado no final de 2018 e regulamentado pelo Governo do Ceará em março de 2019. O Estado fica responsável pela capacitação dos profissionais, através da ESP/CE, e os municípios que aderirem à iniciativa ficam responsáveis pelo pagamento da bolsa, no valor de R$ 11.865,60, mesmo valor pago no Programa Mais Médicos.

A formação profissional dos médicos selecionados para participar do programa é de responsabilidade da ESP/CE e tem duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, distribuídas entre atividades práticas de treinamento em serviço, didáticas presenciais e/ou à distância, que inclui a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A capacitação está estruturada em uma base integrada de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, organizado em três eixos: Clínica da Atenção Primária à Saúde; Gestão da Atenção Primária à Saúde; Liderança e Profissionalismo na Atenção Primária à Saúde.

Além do aprimoramento das ações de promoção da saúde nas práticas de atenção primária em todos os municípios cearenses, formalizando parcerias e ações intermunicipais, o curso busca fortalecer a política de educação permanente com a integração ensino-serviço-comunidade, por meio da atuação da ESP/CE.