Tratamento especializado ajuda na prevenção de crises de ansiedade

22 de outubro de 2019 - 10:38 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM Texto
Fabio dos Santos Arte gráfica

banner prevenção de crises de ansiedade

Considerada por especialistas como o mal do século, a ansiedade é um dos transtornos mais comuns entre os brasileiros. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, os pacientes com crise de ansiedade são atendidos na emergência, que funciona 24 horas, ou nos ambulatórios especializados.

A ansiedade tem causas multifatoriais e podem aparecer em qualquer fase da vida, da infância à velhice. Os motivos vão depender da história de vida de cada paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o País tem 18,6 milhões de pessoas convivendo com o distúrbio.

De acordo com o psiquiatra do HSM, Carlos Celso Serra Azul Machado Bezerra, a ansiedade é benéfica até certo ponto. Quando começa a causar prejuízos pessoais e funcionais, passa a ser maléfica, gerando sofrimento psíquico. “Essa ansiedade além do limite causa impactos negativos na vida do indivíduo, tornando-se um problema de saúde”, ressalta.

O especialista esclarece como o tratamento no HSM pode ajudar os pacientes que sofrem com esse tipo de problema.

Como é o atendimento no HSM para ansiedade?

Carlos Celso: Uma parte da demanda que procura a emergência do Hospital de Saúde Mental é de pacientes portadores de algum transtorno de ansiedade. Normalmente, o perfil da emergência no que diz respeito ao atendimento dentro do espectro de ansiedade é vinculado às crises ansiosas mais fortes.

O que é considerado crise ansiosa?

CC: São ataques de pânico, crises somáticas intensas, nervosismo excessivo. Geralmente são pacientes que estão passando por um sofrimento psíquico por conta de um evento de ansiedade naquele momento agudo e acaba sendo necessária uma intervenção de emergência.

Quais são as outras formas de tratamento para ansiedade no HSM?

CC: A Residência em Psiquiatria do HSM atende com os preceptores nos ambulatórios de ensino do hospital. Temos os ambulatórios gerais com a atuação dos médicos residentes, que normalmente atende diversos casos. Entre eles, pacientes com transtorno de ansiedade. E um outro ambulatório, mais específico, que é o NUTA – Núcleo de Tratamento dos Transtornos Ansiosos, que aborda os vários tipos de transtornos ansiosos: pânico, TOC, Transtorno da Ansiedade Generalizada, Transtorno Misto Ansioso Depressivo etc.

Quais são os transtornos ansiosos mais observados atualmente?

CC: Principalmente o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Misto Ansioso Depressivo, Transtorno de Ansiedade não especificado (que não fecha critérios específicos), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), entre outros.

Quais são os sinais de alerta para a procura de ajuda médica?

CC: Ansiedade é uma sensação até necessária para o ser humano se desenvolver, evoluir. Mas a ansiedade quando é manifestada de forma intensa, ela deixa de ser positiva e ocasiona prejuízos pessoais e funcionais. Quando o sofrimento psíquico é intenso, a ansiedade precisa ser tratada.

Como é realizado o tratamento para ansiedade?

CC: O objetivo do tratamento é que o paciente fique com um grau de ansiedade funcional, eliminar a ansiedade que traga sofrimento. Em casos mais leves, a psicoterapia resolve. Nos casos mais agudos, o tratamento inclui uso de medicamentos antidepressivos. No começo do tratamento alguns ansiolíticos são utilizados. Conforme o paciente vai melhorando, vamos retirando alguns medicamentos. Mas é importante que o tratamento seja multiprofissional com psicoterapia e terapia ocupacional.

Quais são as principais orientações para controlar a ansiedade?

CC: Atividade física constante, alimentação saudável, dormir bem (o sono é fundamental) e ter a percepção se as preocupações são realmente necessárias. Quanto mais rápido buscar o tratamento, melhor. Alguns pacientes demoram muito para buscar ajuda médica, o que torna o tratamento mais demorado. É importante que a ansiedade desmedida, aquela que venha atrapalhar as atividades cotidianas, seja tratada o mais rápido possível.