Cerimônia de abertura dos Jogos dos Povos Indígenas 2019 será nesta quinta-feira (24)

23 de outubro de 2019 - 15:44 # # #

Ascom Sejuv

banner Jogos dos Povos Indígenas

Jogos acontecem entre os dias 24 e 27 de outubro, com 900 participantes de 14 etnias

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) realiza nesta quinta-feira (24), às 20h, a solenidade de abertura da 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A celebração acontece no Campo Bosco Beira Rio, Aldeia Tapera.

“Esse é mais um evento que a secretaria realiza com o objetivo de promover e incentivar o esporte e lazer em todo o Estado do Ceará. Estamos recebendo novecentos participantes nessa competição, o evento irá marcar o calendário das etnias”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Os jogos acontecem entre os dias 24 a 27 de outubro, com 21 delegações, nas modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.

O evento busca a integração dos povos indígenas, formando um intercâmbio cultural, esportivo e de lazer que ajude a resgatar as modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania e da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento das etnias por toda a sociedade em geral.

Participam da competição 14 etnias: Tremembé; Anacé; Tapeba; Pitaguary; Potyguara; Kanindé; Tupinanbá; Gavião; Tabajara; Kalabaça; Kariri; Tapuya-Kariri e Tubiba-Tapuia e Jenipapo Kaninde, de 17 municípios: Acaraú, Aquiraz, BoaViagem, Canindé, Carnaubal, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.

A programação conta com apresentações culturais e feira onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.

Confira aqui a programação do campeonato.

Serviço:

Abertura dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará 2019

Data: 24 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Campo Bosco Beira Rio – Aldeia Tapera