Casa Militar do Ceará comemora 93 anos em solenidade no Palácio da Abolição

1 de novembro de 2019 - 12:14 # # # # #

Ascom ViceGov

Solenidade realizada na noite desta quinta-feira (31), no Palácio da Abolição, celebrou os 93 anos da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, autoridades militares e civis foram homenageadas como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à instituição.

“Essa comemoração é uma forma de materializar a importância da Casa Militar junto ao Governo do Estado no que se refere à segurança pessoal dessas autoridades. Por ocasião destas comemorações, escolhemos algumas autoridades para entregar uma honraria, a medalha José Moreira da Rocha, criador da Casa Militar do Governo do Ceará”, explicou o atual chefe da instituição, coronel Andrade Mendonça.

Homenageados

Entre os homenageados estavam o ex-governador Lúcio Alcântara, o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Dennis Cali e o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique. Também receberam a medalha os secretários estaduais Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária (SAP) e Fernanda Pacobahyba, da Fazenda (Sefaz).

Em sua fala, o chefe da Casa Militar destacou o trabalho dos outros oficiais que já ocuparam o mesmo cargo que ele. “Os ex-chefes construíram a história para tornar esta Casa Militar respeitada. Eles deram a ela credibilidade junto a essas autoridades que servimos diariamente”, ressaltou.

Distinção Honorífica

Além das 41 medalhas, foram concedidas duas Distinções Honoríficas: uma à primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e outra ao empresário Júlio Ventura. A condecoração é tradicionalmente oferecida a pessoas ou entidades que colaboraram com o desenvolvimento das atividades da Casa Militar.

“Esse é um reconhecimento ao trabalho de dezenas de profissionais que se engajam dia a dia nos projetos que priorizam a primeira infância, com foco nos mais vulneráveis. Parabenizo a todos os profissionais da Casa Militar, cuja história de 93 anos tanto engrandece nosso Estado”, disse a primeira-dama do Ceará.

O seleto grupo de homenageados com o reconhecimento inclui também o ex-governador Cid Gomes (em 2008), o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, o desembargador José Arísio Lopes da Costa (2012), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (2014), o atual governador Camilo Santana (2015) e a atual vice-governadora Izolda Cela (2017).

Na solenidade realizada nesta quinta-feira, a vice-governadora ressaltou o zelo dos agentes da instituição com a segurança das autoridades. “Acho essa homenagem uma maneira muito bacana de festejar o aniversário (da Casa Militar) e de firmar cada vez mais esse compromisso da instituição para que seus componentes possam servir cada vez melhor”, afirmou.

Tradição militar

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará foi criada em 16 de outubro de 1926, por meio da Lei nº 2.419. No ano seguinte, a então Casa Militar da Presidência passou a atuar com três oficiais do Regimento Policial. Um deles assumiu a função de ajudante de ordens e os outros comandavam a Guarda do Palácio.

Em 8 de novembro de 1962, a instituição passou a ter a denominação de Casa Militar do Governo, por meio da Lei nº 6.085, e foi vinculada diretamente ao Poder Executivo. Entre suas Missões, a Casa Militar deve garantir e zelar a integridade dos titulares do Poder Executivo e de seus familiares, além de autoridades e dignitários em visita oficial ao Estado do Ceará.

Agraciados com a “Distinção Honorífica”:

Onélia Santana

Júlio Ventura

Agraciados com a Medalha Moreira da Rocha:

Lúcio Alcântara

Zenóbio Mendonça Guedes Alcoforado

Luiz Evanildo Lopes Gomes

Edmílson Pereira de Menezes

Manoel Damasceno de Sousa

Francisco Hamilton Rocha Barroso

Rosimar Barbosa de Oliveira

Gutemberg Liberato de Andrade

José Ronald Brito

Manoel Rodrigues Neto

Zivaldo Rodrigues Loureiro

Fernando José Soares da Cunha Mattos

Florisvaldo Ferreira César

Paulo Teixeira Melo

Cármen Célia Felício Linhares

Luís Mauro Albuquerque

Fernanda Pacobahyba

Izabela Mendonça Alexandre de Freitas

Dennis Cali

Anaílton Maurício Costa

José Luis Santos Silva

José Arteiro Carvalhedo Sampaio Filho

Aluísio Sampaio Junior

Francisco Cristiano Cunha Giffoni

Ivana Bezerra de Menezes Rangel

Antônio Henrique Silva

Elpídio José de Oliveira Moreira

Neurisangelo Cavalcante de Freitas

Michael Richard Conklin

Patrícia Gomes Corrêa

João Batista dos Santos Lima

Francisco Edgar Marques da Costa

Francisco Eliézio dos Santos Martins

Robério Nunes de Sousa

Marcos Antônio Lemos

Elisângela Nascimento Feitosa de Araújo

Francisco Edinaldo do Vale Cavalcante

Wilmar Teixeira de Souza

Thiago Freitas Camelo

Francisco Anibal da Silva Junior

Ana Carolina Castro Mota