SPS e Coepir promovem o Seminário da Diversidade Étnico Racial

1 de novembro de 2019 - 14:09 # # #

Ascom SPS

Prefeitos, secretários e técnicos de Assistência Social e representantes das comunidades negra, quilombola, cigana e de povos de terreiros do Estado participam na próxima segunda-feira (4), do Seminário da Diversidade Étnico-Racial no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O encontro, promovido pela Secretaria de Promoção Social, justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), inicia às 8h, no Praia Centro Hotel, e busca fortalecer as políticas públicas de igualdade racial no Ceará.

O seminário será aberto pela titular da SPS, Socorro França, com palestra da coordenadora especial de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, Zelma Madeira, sobre a Política de Igualdade Racial no SUAS. Na oportunidade, será lançada a Campanha “Ceará sem Racismo. Respeite Minha História, Repeite Minha Diversidade.

Atendimento integrado

O objetivo do seminário é fazer uma discussão sobre a intersetorialidade entre as políticas de igualdade racial e assistência social. “Os serviços de assistência social já ocorrem nos Cras, Creas e nos centros sociais, mas precisamos assegurar maior acesso a esses equipamentos, garantir um olhar mais atento, um atendimento mais específico para a população negra, um atendimento mais articulado e conectado com a política social”, destaca Zelma Madeira.

Nesse sentido, acrescenta, “queremos promover essa integração entre os gestores públicos, os agentes de assistências social com a população negra, quilombolas, ciganos e de povos de terreiros de todo o Estado, para que essa população seja atendida conforme as suas especifidades e particularidades étnico-raciais e sem preconceitos”. Atualmente, 71% da população em situação de extrema pobreza no País é negra e ainda depende das políticas de assistência social para ter seus direitos assegurados.

A ação é feita em parceria com o Conselho Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Coepir). O Conselho é composto por representantes do Governo e da sociedade civil organizada e busca acompanhar e deliberar critérios e parâmetros para a implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, quilombola, cigana e povos de terreiro. O órgão reúne 13 representações governamentais titulares e seus respectivos suplentes.

Seminário da Diversidade Étnico Racial no SUAS

Data: 4 de novembro (segunda-feira)
Horário: 8 às 16 horas
Local: Hotel Praia Centro, Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Centro