Escadas: frases e cores motivam colaboradores

6 de novembro de 2019 - 11:44 # # # #

Martina Dieb Texto
Martina Dieb/Estagiário Levi Aguiar Fotos

As escadarias de dois blocos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foram personalizadas. A ação é um dos pontos de cuidado com o colaborador do nível central. Além de promover o bem-estar individual e coletivo para melhoria da qualidade de vida dos profissionais.

Quem passa pelos blocos B e D sente-se com a energia renovada e encontra motivação para começar mais um dia de trabalho.Como Washington Menezes, assessor de planejamento da Sesa, servidor público há mais de 40 anos. Ele conta que a iniciativa traz uma visão leve, humana e provoca reflexões.

“As frases tornaram mais leve a nossa subida. Subir escadas requer esforço físico, mas essa ação nos estimula. É só a gente enxergar além dos olhos.Gostei muito”, conta o servidor.

O projeto faz parte das diretrizes de humanização da Plataforma de Modernização da Saúde anunciada pelo secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, no primeiro semestre do ano. A iniciativa abre novas perspectivas e um novo olhar sobre as pessoas. As frases de otimismo oferecem alternativas de mudança, além de ser um compromisso da gestão para garantir cuidado e empoderamento no ambiente de trabalho.

“Essa ideia me chamou muita atenção. Ela traz cor e motivação ao nosso ambiente de trabalho. Muitas vezes precisamos de uma mensagem de apoio. E você muda seus hábitos sobre sua forma de pensar ou agir tanto no trabalho, quanto na vida pessoal”, disse Beatriz Menezes, engenheira responsável pelo apoio ao monitoramento na Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP).

A colaboradora destaca ainda. “Estava precisando ser impulsionada para começar meu expediente. Quando li as frases passei a olhar meu dia com outro ponto de vista. As frases escolhidas se encaixam em vários aspectos da vida da gente”.

“Muitas vezes você chega desmotivada com alguma coisa e precisa de estímulo. Quando cheguei para trabalhar ganhei meu dia ao subir as escadas”, declara Herbênia dos Santos, funcionária da Coordenadoria das Regionais de Saúde (Cores).