Inaugurada nova fábrica de turbinas de energia eólica em Aquiraz

12 de novembro de 2019 - 14:22 # # # # #

Joana Cruz - Ascom da Sedet - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Inauguração da nova fábrica de turbinas de energia eólica

Fabricante dinamarquesa Vestas dobra capacidade de sua fábrica no Ceará e gera 200 empregos diretos e 1.000 indiretos na região

A Vestas, fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas, inaugurou, nesta terça-feira (12), a nova fábrica no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A unidade vai produzir as turbinas V150-4.2MW, abrindo caminho para a expansão da plataforma de 4 MW da Vestas no país e na América Latina. A solenidade contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, e do embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz.

A empresa, que já possui uma fábrica de naceles (suporte do motor) na região, anunciou a expansão de sua capacidade fabril no país em setembro de 2018 e, desde então, já ultrapassou a expressiva marca de 2.6GW em pedidos para o modelo. Com a inauguração, a Vestas gera 200 empregos diretos e 1.000 indiretos na região, além de 600 posições adicionais em fornecedores de outros estados do Brasil.

“O Ceará, que foi pioneiro em energias renováveis e energia eólica, hoje também desponta com uma fábrica da Vestas. Minha vinda aqui é pra agradecer, mostrar a importância desse investimento para a geração de emprego e para a economia. Esse é um caminho sem volta, o Brasil desponta hoje em energia sustentável, e essa parceria do Ceará com a Dinamarca, que é referência no mundo em energias renováveis, é muito importante para a imagem do Estado”, pontuou Camilo Santana.

O presidente da Vestas para América Latina, Rogério Zampronha, destacou que o Brasil é privilegiado e conta com alguns dos melhores regimes de ventos do mundo, fazendo com que a energia eólica seja a fonte mais barata e limpa. “O Ceará nos recebeu de braços abertos, sendo uma região parceira e fundamental para o desenvolvimento de nossos negócios. O estado apoia investimentos em riqueza e melhora dos indicadores socioeconômicos, aplicando positivamente políticas de atratividade de investimento”, afirmou.

O embaixador da Dinamarca reforçou que o país tem interesse em parcerias com o estado do Ceará, nas áreas de energias renováveis e tecnologia, destacando a expertise daquele país nessa área. “A Dinamarca é um dos países pioneiros em energias renováveis. Hoje as empresas dinamarquesas são líderes no desenvolvimento tecnológico, produção e instalação de parques eólicos”, afirmou Nicolai Prytz.

Atualmente, a Vestas possui 1.5GW instalados ou em construção no país, o que corresponde a aproximadamente 750 turbinas. Além das unidades de fabricação em Aquiraz, a Vestas ainda possui um Centro de Serviços em Natal, no Rio Grande do Norte, e um escritório administrativo em São Paulo, onde são coordenadas as operações de vendas, construção e serviços no país.

Também participaram da inauguração o vice-presidente executivo da Vestas para Manufatura, Jean-Marc Lechene; o prefeito de Aquiraz, Edson Sá; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves.

 

Ouça

Para o governador Camilo Santana, a presença da Vestas no Ceará vai ao encontro da política do Governo do Ceará de incentivar a produção de energia limpa, se tornando uma referência nacional no setor.

O presidente da Vestas para América Latina, Rogério Zampronha, destacou que o Brasil é privilegiado e conta com alguns dos melhores regimes de ventos do mundo, fazendo com que a energia eólica seja a fonte mais barata e limpa.