Governo do Ceará e Prefeitura entregam a 35ª areninha da capital

13 de novembro de 2019 - 10:39 # # # # #

Fhilipe Augusto Texto
Tiago Stille Fotos

Areninha em Antônio Bezerra

A população do Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, ganhou na noite desta terça-feira (12) mais uma opção de esporte e lazer, fruto do programa Juntos por Fortaleza, iniciativa do Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura, que visa estimular e valorizar ainda mais a convivência social e a formação cidadã. Na oportunidade, foi entregue mais uma areninha na capital cearense, dessa vez construída na Praça Ipiranga, que contou com a presença do secretário do Esporte e da Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, representando o governador Camilo Santana, e do prefeito Roberto Cláudio.

Esta foi a 35ª areninha inaugurada em Fortaleza e contou com um investimento de R$ 255 mil. O equipamento é composto por um campo com grama sintética, arquibancada, mureta e alambrado, piso podotátil, iluminação e lixeiras. Do total entregue na capital, 23 são areninhas tipo 1, cujas dimensões se assemelham à de um campo de futebol oficial, e as outras 12 são tipo 2, contando já com a entregue nesta terça-feira (12), que possuem o tamanho de um campo society.

A primeira areninha surgiu no Bairro do Meireles, na capital. A partir da experiência de sucesso, o projeto foi amplificado e, no decorrer dos próximos anos, vai chegar aos 184 municípios cearenses, como informa o secretário Rogério Pinheiro. “Esse projeto começou lá no Campo do América e ganhou todo o estado. Hoje, é muito forte aqui no município com o programa Juntos por Fortaleza, que veio fortalecer as ações de esporte e lazer. O governador Camilo Santana levou para todo o estado, onde cada município vai ter pelo menos uma areninha, totalizando aí 220. Esse programa é acompanhado também pelo Esporte em Três Tempos, que leva atividades acompanhadas por monitores para criancas e jovens de sete a 17 anos” disse o titular da Sejuv.

O projeto das areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em localidades com alto índice de vulnerabilidade social. A finalidade é proporcionar para a comunidade o acesso a equipamentos esportivos de qualidade, onde eles possam praticar atividades físicas em um espaço seguro e que fomente a convivência.

A areninha da Praça Ipiranga é mais uma ação do programa Juntos por Fortaleza, que vem sendo exemplo de eficiência na utilização dos recursos públicos por parte dos poderes Executivos Estadual e Municipal, conforme ressalta o prefeito Roberto Cláudio. “Aqui, há um tempo, a gente fez um plano. Tanto é dinheiro do Município e outro tanto é do Estado. A gente colocou as equipes para sentar e planejar isso juntos. Graças a essa iniciativa é que não tem um dia que eu e o Camilo (Santana) nós não estejamos inaugurando uma obra em Fortaleza. Isso é produto da parceria. O governador não tem faltado com apoio e solidariedade a todas as lutas do Município”, enalteceu Roberto.

Formando caráter

Antes de receber a obra e se transformar em uma areninha, o local abrigava um campinho de areia, sem muita condição para fomentar o esporte e o lazer na região. A urbanização de espaços desse tipo nas comunidades tem desempenhado papel importante na construção de gerações com hábitos saudáveis e comprometidas com um futuro mais digno. Com apenas 12 anos de idade, Samuel Oliveira tem consciência da função social que o espaço possui. O garoto, que sonha em ser jogador profissional e já joga nas categorias de base do Fortaleza Esporte Clube, sabe que dar à população uma opção como essa é atuar na formação de cidadãos. “Melhorou o ambiente, ficou mais iluminado e frequentado. Acredito que muita gente que está envolvido com coisa errada vai trocar essa vida para poder jogar futebol e arranjar uma oportunidade na vida, ajudando nas condições sociais das pessoas para que elas saiam da vida que não deveriam ter”, acredita o jovem.

O servidor público Aurineto Gaspar mora há 40 anos no bairro do Antônio Bezerra e coordenava o projeto de uma escolinha em campos da região, mas há um ano estava com as atividades paradas por conta da construção da nova areninha. Agora, com o novo campo ele pretende voltar a ajudar via seu projeto social a vida de garotos da localidade. “Essa areninha veio para levantar o esporte aqui na região. Os pais sempre procuram a gente para saber quando vai recomeçar, então estou me programando para iniciar de novo. O projeto não cobra nada das famílias, às vezes a gente pede uma ajuda só para comprar material, mas a gente faz mais pelo social. Procuramos transformar esses meninos em cidadãos”, declarou Aurineto.