Atenção Hospitalar Centrada na Pessoa é tema de Jornada Científica

20 de novembro de 2019 - 14:55 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC

Banner da Jornada Científica do HGCC

A XI Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, aborda nesta edição, o tema “Atenção Hospitalar Centrada na Pessoa: Cuidado, Tecnologia e Inovação”. O evento acontece quarta e quinta-feira, 20 e 21 de novembro, no Centro Universitário Fametro (Unifametro) – Campus Carneiro da Cunha, Rua Carneiro da Cunha, 180, Jacarecanga.

Dentro do tema, serão trabalhados aspectos alinhados com as novas propostas de gestão da Secretaria da Saúde do Estado. “Somos parte da rede, então vamos trabalhar os pilares cuidado, tecnologia e inovação”, diz Thaís Gomes Falcão, do Centro de Estudos e responsável pela organização do evento.

A jornada tem foco multiprofissional e ressalta os programas de residência do hospital, assim como proporciona um ambiente favorável à troca de conhecimentos. Constam da programação, além das palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e posterior publicação em anais.

O presidente do Centro de Estudos do HGCC, Marco Antônio carvalho Caminha Muniz, lembra que o Hospital César Cals é um tradicional ambiente dedicado ao ensino. “Desde os anos 1960, o hospital contribui à formação profissional, compondo campo de estágios práticos para todas as áreas da Saúde, a partir da rede SESA. Natural, portanto, a partir desse significativo histórico, que surgisse, há 11 anos, a iniciativa da Jornada Científica Anual do HGCC”, frisa.

Para ele, é fato o sucesso do evento científico, com destaque para a produção científica, pulsante em cada recanto, marcando a completude do ciclo de formação, assistência e ensino, norteador de nossa atuação na sociedade. “O Hospital comemora sucesso e reconhecimento como unidade de excelência, para o paciente que busca acolhida por trás de paredes quase centenárias, para seus mais de 500 estagiários anuais, oriundos de diversas instituições de ensino, além de residentes médicos e multiprofissionais”, destaca Caminha Muniz.

Programação

Quarta-feira (20 de novembro)

8h30 – Credenciamento
9h30 – Mesa de abertura: Melhorias na assistência com foco nas principais demandas do usuário

13h – Apresentações de trabalhos
15h – Debate de especialistas

Quinta-feira (21 de novembro)

8h30 – Mesas Redondas sobre adesão a projetos inovadores como estratégia de resultados positivos na gestão
Projeto LEAN na emergência obstétrica e segurança do paciente em larga escala na UTI Adulto
10h30 – Encerramento

Workshops
14 às 17h – Oficina de assistência ao parto e nascimento
14 às 17h – Comportamentos destrutivos no trabalho: identificação e abordagem
14 às 15h – Desnutrição Intrahospitalar
15 às 16h – Imunonutrição no preparo do paciente para a cirurgia
16 às 17h – Intervenção nutricional na Lesão por pressão
14h às 15h30 – Terapia de alto fluxo: indicações e aplicabilidade
15h30 às 17h – Assistência Ventilatória Neonatal
14 às 16h – Contribuição da Arte Terapia no Contexto Hospitalar
14 às 16h – Acolhimento a vitimas de violência sexual: Uma visão multiprofissional