Unidades prisionais do Ceará realizam aulões preparatórios para o ENEM PPL 2019

26 de novembro de 2019 - 17:13 # # # #

Ascom SAP

Aulão preparatório para o ENEM

Os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade foram iniciadas no sistema penitenciário do Ceará. 1.990 detentos estão inscritos para a edição 2019 da avaliação, sendo destes, 1.690 apenados da Região Metropolitana de Fortaleza e 300 do interior do Estado. Em 2018 foram 1.134 detentos inscritos.

As aulas organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Educação, começaram no último dia 18 deste mês e seguem até 6 de dezembro, em 22 unidades prisionais do Ceará. As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. 24 professores estão envolvidos nos aulões, em uma parceria da SAP com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Coordenadora da escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Brena Reis, vê os aulões como uma grande oportunidade para os internos na busca de um ensino superior. “Os aulões são momentos de dar mais oportunidades para aqueles que não tiveram momentos específicos voltados para o ENEM. Então, nós da Seduc em parceria com a SAP, acreditamos que essas aulas são muito importantes para eles”, ressalta.

O assessor educacional, Rodrigo Moraes, acredita que os aulões realizados mexem com a autoestima dos internos e renovam a esperança de uma vida nova. “Os aulões são importantes para os internos, pois ajudam a aprimorar conteúdos específicos que normalmente são abordados no ENEM. Além das disciplinas, os resultados transcedem o pedagógico, mexe com a autoestima e renova a esperança em um futuro melhor para quem participa”, acredita.

Rodrigo Moraes também destaca o esquema para que os aulões sejam realizados e atendam a todos os inscritos. “Organizamos para que os aulões sejam realizados em auditórios, quadras e pátios para permitir a participação de todos os inscritos. Isso tudo acontece graças a disciplina e segurança que acontece nas unidades prisionais na gestão do secretário Mauro e certamente irá repercutir em um maior número de resultados positivos”, destaca.

A esperança de um recomeço também é o sentimento do interno Eduardo Alisson. Ele está confiante na aprovação. “É uma grande oportunidade que temos para estudar dentro da prisão, e com certeza ter um futuro bem melhor. Com os aulões a nossa chance de entrar na universidade é ainda maior. Estou confiante que conseguirei uma vaga no curso de Gastronomia, área que já trabalhei antes daqui”, disse.

Os detentos podem frequentar a Universidade?

A ida do apenado ao ensino superior, contudo, depende da aprovação de um juiz. Cabe à Justiça analisar caso a caso e julgar se é possível, dado a situação da pena do indivíduo, ele frequentar um curso fora da prisão.