Jovens aproveitam 1,2 mil vagas de estágio e aprendizagem durante feira do estudante

28 de novembro de 2019 - 17:58 # # # #

Ascom ViceGov

O primeiro dia da Expo Ciee Ceará ficou marcado pela multidão de jovens que foi até o Centro de Eventos do Ceará em busca de alguma das 1,2 mil vagas de estágio e aprendizagem oferecidas no evento. A abertura da feira, realizada a partir de uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Governo do Estado do Ceará, por meio do Pacto por um Ceará Pacífico, ocorreu nesta quinta-feira (28).

Até as últimas atividades, nesta sexta-feira (29), a estimativa é de que 24 mil pessoas passem pelos stands. Estudantes de todas as idades podem ocupar até 800 vagas de estágio e 400 de aprendizagem que estão disponíveis.

Oportunidades

“Com esse evento, queremos abrir a possibilidade de integração da juventude. Os jovens podem conhecer possibilidades e se cadastrar na perspectiva de obtenção de estágio. Para nós, é de grande alegria realizar essa parceria esperando ampliar as possibilidades para a juventude”, destacou Carla da Escóssia, assessora de projetos especiais da Vice-Governadoria do Estado.

Em sua fala de abertura do evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, destacou ações do Governo do Ceará na área da educação. “Estamos no momento de criar as condições para que a nova geração seja muito melhor do que a que estamos. Esse é o papel nosso do Governo do Estado. É a liderança do governador Camilo Santana que tem possibilitado investir mais em educação”, disse.

Expo Ciee Ceará

A intenção da feira é unir em único espaço empresas e instituições de ensino, proporcionando a troca de informações sobre formação e crescimento profissional. Durante a Expo Ciee Ceará deste ano serão realizadas também 32 palestras sobre o mundo do trabalho. Ao longo dos dois dias, os jovens terão orientação profissional, atividades de entretenimento e oferta de serviços. Para quem busca cursos de graduação e pós-graduação nas instituições, há ações promocionais de faculdades particulares.

Mercado de trabalho

Jovem aprendiz no setor bancário, Hernane Luciano Paulino, 20, é um dos 38 jovens do Curió — um dos territórios do Pacto por um Ceará Pacífico — que foi ao evento. Ele aproveitou a ocasião para procurar cursos técnicos e graduações na área de tecnologia. “É um encontro de jovens que tem a oportunidades de estágio, aprendizagem, faculdade e bolsas”, resumiu.

Ex-aluna da Escola Estadual Ayrton Senna Da Silva, Emanuela Cassimiro, 18, estava na feira em busca da primeira experiência profissional. “Tenho encontrado muita dificuldade porque o mercado não é tão amplo. Queria ingressar em uma faculdade, mas não consegui ir bem no Enem, então precisaria de um emprego para pagar alguma faculdade, mas não consigo emprego. Vim aqui tentar, já me inscrevi em algumas vagas e também em oportunidades de bolsas em faculdades”, contou.