Novos bombeiros passam por capacitação continuada na Aesp

3 de dezembro de 2019 - 15:16 # # # #

Ascom Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta terça-feira (03), um Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas, para os 218 soldados do Corpo de Bombeiros Militar, recém-nomeados pelo Governo do Estado do Ceará.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, este curso, de educação continuada, tem o intuito de qualificar os novos bombeiros para realizar o serviço técnico, de fiscalização e vistoria, executado pelo Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) – que é um órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso.

“A Academia já realizou quatro turmas do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas este ano, e esta turma, que inicia hoje, foi desenvolvida especialmente para estes novos soldados do Corpo de Bombeiros. Então para nós da Aesp é uma alegria muito grande ver estes profissionais, que se formaram aqui, retornando para a sala de aula para se qualificar cada vez mais”, declarou Juarez Júnior.

A habilitação de 40 horas/aulas contempla em seu conteúdo programático disciplinas de ética, cidadania e direitos humanos; procedimento administrativo de segurança contra incêndio; aparelhos extintores; manipulação, utilização e armazenamento de GLP; sinalização de emergência; simplificação de processos e prática de vistorias, entre outros conhecimentos inerentes às rotinas do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio.

Para o comandante-adjunto do Cepi, tenente-coronel BM Wagner Maia, a qualificação dos novos soldados, irá reforçar as ações preventivas do CBMCE. “Além do serviço operacional que eles estão destinados – serviço de atendimento pré-hospitalar, resgate de vítimas, combate a incêndios – eles também hoje estão sendo capacitados, de forma inicial, ao serviço técnico da corporação. Então, nós vamos ficar essa semana toda trabalhando esses profissionais no que se refere ao conhecimento de normas técnicas, ao trato da abordagem de vistoria técnica, para que nos possamos reforçar mais ainda esse corpo de vistoria, que é um braço muito forte que a nossa corporação tem hoje, já que a prevenção contra incêndio e a fiscalização, de uma maneira geral, é um dos maiores ramos da corporação”, destacou o oficial.

Yuri Muniz, que foi empossado ontem (02), é um dos alunos do curso e ressalta a importância desta capacitação para os novos soldados do fogo. “A gente hoje está abrindo mais uma parte do nosso leque de atuação, então isso aí é importante porque o trabalho do bombeiro muitas vezes as pessoas acham que é só a questão do salvar, mas o principal salvamento está na prevenção. Então, se existe uma coisa que já foi prevenida antes, a gente não precisa ir lá fazer o trabalho de resgate, porque o problema já foi resolvido com as prevenções. Então, esse que é o diferencial desse curso de vistoria.”, avaliou o soldado.

Reforço na segurança

Os novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar foram empossados ontem (02), em uma solenidade no Quartel Central do CBMCE. Os 218 recém-empossados serão distribuídos em todas as unidades: Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Iguatu, Quixeramobim, Guaramiranga, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Canindé, Aracati, Jericoacora e Marco, e representa um incremento de quase 15% do efetivo total de 1.565.

Esta foi a segunda turma de candidatos aprovados no concurso de 2013 formada pela Aesp. Na primeira turma 242 soldados foram nomeados. A ação faz parte do esforço do Governo do Ceará para fortalecer as instituições de Segurança Pública.