Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe é empossado nesta quinta-feira (19)

18 de dezembro de 2019 - 16:45 # # # #

Ascom Secult

O momento ocorre durante a Celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda

Conhecida por sua beleza e grandeza, a Chapada do Araripe é uma região de riquezas naturais e culturais, de ancestralidades, de tradições e de inovações. Diante de sua representatividade, Governo do Ceará, instituições e sociedade civil constituíram o Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade, que será empossado nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 16h, durante a programação da celebração da Renovação da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. O Comitê foi criado por Decreto 33.341 de 11 de novembro de 2019, com a coordenação executiva da Secult. O evento contará com a presença da Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, e do Secretário da Cultura, Fabiano Piúba.

A formação do Comitê é resultado do encaminhamento do I Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, realizado em agosto no Cariri cearense. O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), junto a entidades, gestores culturais, artistas, pesquisadores e demais parceiros articularam diferentes ações para garantir que a Chapada do Araripe seja reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Iniciativa da política cultural, o Comitê tem o objetivo de promover, articular, garantir, coordenar e executar programas, projetos e ações em torno da proposta da candidatura da Chapada do Araripe como patrimônio cultural e natural da humanidade pela Unesco. Neste sentido, coloca-se no centro do debate a pesquisa enquanto inovação e difusão dos conhecimentos científicos e técnicos para a promoção da valorização cultural e natural da Chapada do Araripe no Ceará, com ênfase nas narrativas históricas, políticas, artísticas e culturais. A proposta faz parte de uma ação integrada que envolve os três níveis de Governo, Organismos Internacionais, Universidades, Instituições Não Governamentais, Instituições Técnicas Científica e pesquisadores das Unidades Federadas. Assim, a execução da presente ação representa a criação de processos efetivos para o reconhecimento internacional do patrimônio cultural e natural da região da Chapada do Araripe.

Composição do Comitê

É formado por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que o presidirá; Secretaria da Casa Civil do Estado do Ceará; Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema); Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur); Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sistema Fecomércio do Ceará (SESC/SENAC); Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Instituto Cultural do Cariri (ICC); Base Educacional de Ação e Trabalho de Organização Social – Beatos; Centro Pró–Memória de Barbalha Josafá Magalhães; Sistema Estadual de Museus do Ceará e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Além dessa formação, o Grupo Técnico será composto pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, que o coordenará; Universidade Regional do Cariri (URCA); Sistema Fecomércio do Ceará (SESC/SENAC); Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e Instituto Cultural do Cariri (ICC).

A Chapada do Araripe

Apresenta-se como um contexto cultural, patrimonial e ambiental, refletido em evidências históricas de natureza oral e material e preservadas em vivências de memória que têm atual experimentação em múltiplas manifestações coletivas de natureza cultural, revelando condições culturais e naturais únicas, capazes de sustentar uma proposta para inscrição como bem na Lista do Patrimônio Mundial. As qualidades notáveis deste patrimônio cultural e natural multiplicam-se em conteúdos com atributos diversos, mas coesos, com singular potencial Valor Universal Excepcional (VUE).

O Cariri sempre foi uma passagem singular de povos ancestrais que deixaram como legado uma cultura pujante e plural, ambiente onde a cultura e a biodiversidade formam um quadro de inestimável valor para a humanidade. Em seu território a presença indígena perpetuou-se por meio de pessoas e grupos que cantam, dançam e mantém, através da oralidade, a sabedoria do Homem Kariri.

Os atrativos turísticos do Cariri estão, na sua maioria, relacionados à religiosidade, à natureza exuberante do ambiente serrano da Chapada do Araripe, ao patrimônio histórico-arquitetônico e à cultura popular. Destaque para uma singular floresta de rica fauna, estâncias hidrominerais, grutas e cachoeiras além dos inúmeros fósseis de animais extintos há milhares de anos. Em relação ao patrimônio histórico, podem ser vistos casarios que guardam prestígio e riqueza das cidades da região. Além dessa riqueza histórica, pode-se também ressaltar a importância dos movimentos sociais da história local e, em particular, do movimento messiânico, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma comunidade coletivista que foi considerada um dos mais importantes movimentos sociais do século XX.

Festa da Renovação da Fundação Casa Grande

Importante instituição cultural e social da região, a Fundação Casa Grande celebra, no dia 19 de dezembro, a sua já tradicional Festa da Renovação do Coração de Jesus para comemorar 27 anos de criação. A posse do Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade compõe essa programação, confira:

Dia 19 de dezembro (quinta-feira) – Nova Olinda – Fundação Casa Grande

15h30– Cortejo dos Grupos de Tradição Popular.
16h – Posse do Comitê Consultivo Intersetorial da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade
18h – Renovação do Sagrado Coração de Jesus – Sala do Coração de Jesus da Casa Grande
19h – Abertura da Exposição Rosiane Limaverde : uma trajetória marcada por trajes
19h30 – Corte do bolo
20h – Animação Cultural com o trio de Forró Flor do Pequi