Mais 292 militares são promovidos em Juazeiro do Norte

19 de dezembro de 2019 - 09:31 # # # # #

Rodrigo Barros - Texto
Ariel Gomes - Fotos


Dia histórico para os militares de todo o Ceará. Como parte da política de valorização dos agentes da segurança pública do Ceará, o Governo do Ceará promoveu, na noite desta quarta-feira (18), policiais militares e bombeiros da região do Cariri. Em Juazeiro do Norte, a vice-governadora Izolda Cela assinou a mudança de patente dos 292 militares. Mais cedo, pela manhã, o governador Camilo Santana já havia promovido outros 2.206 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Ao todo, 3.037 profissionais terão o trabalho reconhecido por promoções. A solenidade ocorrerá ainda na cidade de Sobral. Desde maio 2015, foram contabilizadas 18.791 promoções baseadas na lei estadual elaborada pelo governador. Até então, as carreiras dos oficiais e praças seguia fluxo incerto. No ano de aprovação da lei, 8.891 militares subiram de patente. Se não fosse o dispositivo legal, apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano.

Diante dos promovidos, a vice-governadora exaltou o trabalho dos profissionais que compõem a segurança pública do Ceará. “Temos aqui instituições que têm a missão de proteger e oferecer segurança para a população, isso é uma tarefa muito desafiadora, principalmente nos tempos mais recentes”, reconheceu.

Esforços


Izolda Cela também destacou o trabalho do governador Camilo Santana em manter a cada ano o compromisso de reconhecer a atuação dos militares. “Sabemos o que os estados brasileiros vêm atravessando ao longo desses anos, é muita dificuldade, crise de diversas natureza, ainda assim, com esforço e trabalho, o Governo do Ceará consegue manter o nível de estabilidade necessário para seguir avançando”, afirmou.

Em sua fala, o secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, apontou os resultados positivos no combate a criminalidade neste ano no Ceará. “Caminhamos para terminar 2019 como o ano com o menor número de homicídios, de latrocínio, de roubo de cargas, de roubo de veículos e de roubo a bancos de toda a década”, listou. E concluiu: “o principal fator que explica essa redução da criminalidade é o trabalho desses homens e mulheres que fazem a segurança pública do Ceará e trazem melhoria na vida da população. É um momento de gratidão, como secretário e como cidadão cearense”.

Valorização


Agora tenente coronel da Polícia Militar, Alenir Bezerra resumiu a cerimônia de formatura em uma única palavra: valorização. “É um sonho, não tem como mensurar esse momento, estamos sendo valorizados e o Governo do Estado prova com isso, respeito a nossa profissão de policial militar”, comemorou.

Para os bombeiros oficiais, a noite também foi especial. Sete foram promovidos, três a tenente coronel, e quatro a tenente. “Antigamente entrávamos na corporação sem um futuro definido em relação às promoções, com a lei criada pelo governador Camilo Santana, agora, temos a certeza de que o trabalho será reconhecido”, destacou o tenente-coronel Fechine.