1º Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário é encerrado no IPF

20 de dezembro de 2019 - 14:08 # # # #

Ascom da SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária encerrou nesta quinta-feira (19), o 1º Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa. Através da Escola de Gestão Penitenciária o CAIRRC formou sete novos interventores para o sistema penitenciário cearense.

A qualificação inédita teve início com 32 inscritos, mas apenas 18 seguiram para as outras etapas eliminatórias e as diversas provas realizadas, no fim, apenas sete conseguiram chegar ao final e se tornaram novos instrutores do sistema penitenciário cearense. Os aprovados concluíram 25 disciplinas durante a qualificação.

O coordenador do curso e secretário adjunto da SAP, Maiquel Mendes, parabeniza aos agentes que conseguiram concluir o curso. “O nosso grande objetivo é profissionalizar o trabalho da segurança pública principalmente no sistema prisional. Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse curso. Somos rígidos, mas tudo com muito profissionalismo e para trazer mais segurança para nós, nossos filhos, netos e todo o País”, garante o secretário.

“Não fazemos nada sozinhos”, foi o que analisou o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. “O sistema está hoje organizado por causa de todos e para mantê-lo também depende de todos. O querer é muito importante nas nossas vidas. Eles quiseram concluir esse curso e desejaram mudar, por isso estão hoje aqui como novos instrutores do sistema prisional do Ceará”, disse Mauro.

Entre os sete guerreiros, estão André Severiano e Djaíne Guerra. Ambos fizeram o Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário em Brasília, e agora conseguiram vencer mais uma etapa como servidores da segurança pública. Severiano ressaltou que além da vida profissional, o CAIRRC será importante também na vida pessoal.

“O CAIRRC é um curso muito diferente de todos os outros. Ele nos surpreende em vários âmbitos e a restrição de sono, comida, banho e isso nos faz valorizar ainda mais as pequenas coisas da vida. Eu, agora serei uma melhor esposo, filho e amigo”, analisa Severiano.

Djaíne Guerra coloca superação como a frase ao fim de mais um desafio que se propôs. “Além de alcançar o objetivo final que era me formar no CAIRRC, nós seremos multiplicadores e instrutores do nosso conhecimento para os outros servidores, e passar para eles sobre superação do nosso físico e psicológico. Esse curso nos mostra sobre a nossa capacidade de superar os limites”, comenta Guerra.

Antes da aula inaugural, os inscritos realizaram testes na na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e também na base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP). Foram avaliações de aptidão física, tiro, operacional de tonfa, imobilização tática e de apneia. Os agentes poderiam ser eliminados em quaisquer etapas.

SAP já tem 70 interventores carcerários

A nova gestão da Secretaria da Administração Penitenciária formou, neste ano, 70 agentes de segurança formados no dois cursos de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC). Além de agentes penitenciários cearenses, policiais militares e profissionais de segurança pública de outros Estados também participaram foram aprovados no CIRRC.