Governo do Estado inaugura túnel da avenida Alberto Sá em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

21 de dezembro de 2019 - 14:24 # # #

Rodrigo Barros - Texto
Queiroz Netto - Fotos

A Via Expressa, que liga o Mucuripe ao bairro São João do Tauape, passa a ser propriamente expressa a partir deste sábado (21), com a inauguração do túnel Governador Beni Veras. O equipamento, construído no cruzamento das avenidas Alberto Sá e Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no Papicu, permitiu a eliminação dos semáforos de todo o trecho da via. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, esteve na liberação do túnel representando o governador Camilo Santana.

“É muito importante essa estruturação do trânsito favorecendo os deslocamentos porque sabemos o desafios das grandes cidades. É uma obra que vai qualificar a Via Expressa, honrando o nome que ela tem”, disse a vice-governadora. Ela também ressaltou a parceria entre Estado e Município para a realização da obra. “Isso expressa o esforço que o governador vêm fazendo para garantir que o Governo do Estado possa estar ativo em investimentos em obras que melhorem a vida da população, mesmo em tempos de crise”, concluiu.

Investimento

Orçada em R$ 67 milhões, parte do financiamento da obra veio da Caixa Econômica Federal, por meio de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O restante foi oriunda da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza.

 O prefeito Roberto Cláudio apontou alguns benefícios que a obra trará à população. Segundo ele, a prioridade da malha viária na área será o transporte público. “Vai também melhorar o fluxo de trânsito na região, além de permitir uma conexão mais rápida entre o Aeroporto e o Mucuripe, que é uma área economicamente importante na geração de emprego, renda e oportunidades de desenvolvimento para Fortaleza”, disse.

Homenagem

Homenageado e dando nome ao túnel, Beni Veras foi vice-governador do Ceará e chegou a chefiar o Executivo do Estado entre abril de 2002 e janeiro do ano seguinte. Sérgio Alcântara, filho do ex-governador, agradeceu a homenagem. “Tenho certeza que o papai, lá de cima, está agradecendo a gentileza e a cortesia de ter seu nome lembrado em uma obra tão importante”, disse.

Para acompanhar a homenagem ao ex-governador, políticos que já ocuparam o mesmo cargo também prestigiaram a solenidade. Estavam presentes Cid Gomes, Tasso Jereissati e Ciro Gomes. O senador cearense Prisco Bezerra também participou da cerimônia de liberação de túnel.