No último domingo do ano tem Viva o Parque em 4 unidades de conservação

26 de dezembro de 2019 - 16:11 # # # # # #

Ascom da Sema

No último domingo de 2019, a programação do Viva o Parque acontece em quatro unidades de conservação (UC) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, e no Parque Estadual do Cocó. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Sema, oferece à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas.

Os visitantes poderão conferir uma programação diversificada para todas as idades: oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem, apresentações culturais, entre outras. Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, além das atividades oferecidas pelo projeto, as famílias têm a oportunidade de realizar piqueniques, aniversários e encontros em meio ao verde. “No Cocó, para quem gosta de práticas esportivas mais radicais, tem dez estações de eco aventura que também funcionam aos sábados (8h às 17h), além de um agradável passeio de barco pelo rio”, disse Bruno.

Como acontece todo último domingo de cada mês, a Tenda de Doação para o Abrigo São Lázaro estará montada no Parque Estadual do Cocó, partir das 8h, no calçadão superior, ao lado da academia. “Além de incentivar a população a doar ração, material de limpeza e higiene para o Abrigo, busca conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os animais”, afirma Marcel Girão, da Coordenadoria de Proteção Animal (Coani), da Sema. A iniciativa é uma parceria da Secretaria com a ONG que resgata animais de rua, trata e disponibiliza os mesmos para adoção.

Botânico, Curió e Maranguapinho

No Parque Estadual Botânico, em Caucaia, além da programação do projeto Viva o Parque as crianças podem curtir o tradicional pedalinho no lago e o parquinho infantil da UC. Tem também as trilhas guiadas, o orquidário, o meliponário e o Museu do Meio Ambiente. No Sítio Curió, na Lagoa Redonda, e na APA do Estuário Rio Ceará – Rio Maranguapinho, no Canindezinho, a programação promete: tem dança de salão, pintura facial, contação de histórias, slackline, cama elástica, zumba e muito mais brincadeiras e diversões.

Serviço

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual do Cocó
Data: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h

Projeto Viva o Parque – no Parque Estadual Botânico
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, S/n – Itambé, Caucaia
Data: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h

Projeto Viva o Parque na Arie do Sítio Curió
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza
Horário: de 8h às 12h

Projeto Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro, Fortaleza
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h