Cagece mais perto da população com a realidade virtual

10 de janeiro de 2020 - 11:30 # # # # #

Cecília Marques - Ascom Cagece - Texto
Deyvison Teixeira - Fotos

Óculos de realidade virtual

Usar óculos que lhe transportam para um novo mundo. Essa é a proposta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com o projeto de realidade virtual do programa institucional “Conhecendo Nossa Cagece”. Este projeto já existe há 20 anos e realiza visitações periódicas a estações de tratamento de água e de esgoto e a laboratórios da companhia. Agora, com uma visita em três dimensões (3D), é possível se aproximar e conhecer, de maneira virtual, as formas de tratamento da água e de esgoto utilizadas pela companhia.

A Gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece (Geris) é a responsável pela idealização e execução dessa nova forma de conhecer os lugares nos quais ocorrem os procedimentos que permitem levar água de qualidade para mais de 5 milhões de cearenses. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, localizada no município de Pacatuba, foi a primeira a ter visita virtualizada, mas o objetivo da companhia é dar continuidade ao projeto para as outras ETAs.

A versão virtual do projeto Conhecendo Nossa Cagece foi lançada na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, ocorrida em agosto de 2019 em Fortaleza. A coordenadora do projeto, Grasiely Saraiva, conta que um dos pontos altos do lançamento dos óculos de realidade virtual na bienal foi o encantamento das pessoas que visitaram virtualmente uma estação de tratamento de água. “Ver tudo se concretizar e presenciar o encantamento das pessoas com o projeto foi realmente indescritível. Grande parte das pessoas expressaram surpresa com a grandiosidade da Cagece e com o trabalho minucioso que realizamos para garantir saúde para os cearenses”, relata a educadora ambiental.

Para a execução do projeto, foram necessários cerca de 30 dias, a participação de oito profissionais e equipamentos como drone e câmera de 360 graus. Com uma série de visitas à ETA Gavião, a equipe conseguiu transportar para a realidade virtual imagens, informações e processos que diariamente ocorrem na estação, de forma que as pessoas que assistissem também compreendessem como tudo funciona.

Para a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, aliar responsabilidade social à tecnologia era o principal desafio da empresa. “Com esse projeto, a Cagece desperta a curiosidade das pessoas. Além de engrandecedor, ele atrai o público e tem um grande alcance por ser uma forma nova de interagir com a empresa”, comemora.

Realidade Virtual

Por meio de recursos gráficos 3D e uma interface imersiva, a realidade virtual permite que os usuários conheçam um determinado ambiente de forma lúdica. O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Cagece, Mirko Morais, explica como funciona esse processo. “Com os óculos, o usuário se sente dentro do local e tem uma experiência na qual se pode visualizar tudo apenas movimentando a cabeça. Isso ocorre por um recurso denominado giroscópio, que permite que o indivíduo, com a força da gravidade, consiga interagir com o ambiente”.

De acordo com Grasiely, após a produção, foi possível calcular o quanto o esforço é necessário para um projeto dessa dimensão. “Foi recompensador, porque nos dedicamos ao máximo para produzir tudo, mesmo diante das limitações como tempo e recursos. Eu lembro da nossa correria para gravar o vídeo, fazer reuniões com a equipe da ETA Gavião, o cuidado para tornar os termos técnicos mais compreensíveis, o tom da fala, dentre tantos outros detalhes”, relembra.

Conhecendo Nossa Cagece

Com cerca de 350 visitantes por mês, o programa “Conhecendo Nossa Cagece” recebe desde os colaboradores da companhia interessados em conhecer mais sobre os processos de tratamento de água e esgoto, bem como o público externo, como estudantes de escolas e universidades, profissionais de diversas áreas e empresas ligadas ao setor do saneamento e clientes em geral que queriam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da companhia.

Segundo Grasiely, coordenar o programa tem desafios estimulantes. “Temos muitas responsabilidades com a imagem da empresa, desde um bloco de notas que é disponibilizado até um apontamento durante a apresentação. Cada detalhe tem a capacidade de formar uma opinião sobre a companhia”, afirma.