Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários em cordel é lançada no HRSC

10 de janeiro de 2020 - 16:54 # # # # #

Thiago Conrado - Ascom HRSC

Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários em cordel é lançada no HRSC

Foi através da literatura de cordel, marcante da cultura nordestina, que o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), do Governo do Ceará, lançou a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários. Esse importante documento foi adaptado para a literatura de cordel, uma forma de deixar mais próximo e acessível para a população.

A adaptação da carta técnica para o cordel foi realizada em parceria com a professora da prefeitura de Quixeramobim, Suzana Rocha. “A ideia de regionalizar a nossa carta de direitos e deveres veio da necessidade de adequar a linguagem do documento para um formato mais inteligível e que pudesse ser facilmente compreendido mais facilmente pelos nossos usuários.

Outro grande objetivo da adaptação foi facilitar a divulgação do documento de uma forma criativa pela nossa equipe”, destaca Alayanne Menezes, diretora de gestão e atendimento do HRSC. “Esse momento do lançamento é crucial para que as pessoas se reconheçam cidadãos de direito e saibam que também temos que cumprir os nossos deveres para termos um SUS humanizado, de qualidade, onde o paciente está sempre no centro do cuidado”, afirmou a ouvidora, Aline Maura da Silveira.

Foram distribuídos vários exemplares da carta para os pacientes e acompanhantes, durante o evento realizado no Ambulatório do hospital. “Achei uma iniciativa muito boa, porque a maioria das pessoas não procuram saber dos seus direitos, então essa ação partir do próprio hospital é uma forma de informar todos nós que utilizamos o serviço”, disse Girlene Xavier, que estava como acompanhante no hospital.

O momento contou com a presença de pacientes, acompanhantes e colaboradores do HRSC. O som da viola ficou por conta do repentista Lourival Bezerra, de Quixeramobim. O lançamento da carta foi feita na última quinta-feira (9).