HGWA oferece serviço psicológico aos funcionários

10 de janeiro de 2020 - 12:04 # # # #

Alexandra Souza - Ascom HGWA - Texto
Edwirges Nogueira - Foto

Atendimento psicológico no HGWA

O Hospital Geral Waldemar Alcântara, do Governo do Ceará, através do setor de psicologia, oferece um espaço para que seus trabalhadores possam buscar ajuda quando atravessam algum tipo de sofrimento psíquico. Auxiliar os profissionais a lidar melhor com as questões emocionais, sejam elas no âmbito profissional ou pessoal, é o objetivo serviço. As pessoas que trabalham com o cuidado com o outro precisam ainda mais dessa atenção psicológica. “Para cuidar do outro é preciso ter integridade psíquica, senão fica muito difícil”, afirmou a médica Fernanda Ribeiro Batista.

Implantando há 4 meses, o serviço de atenção ao colaborador atua em três frentes: os colaboradores que são afastados da atividade laboral por alguma razão de ordem emocional, são encaminhados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) para o atendimento psicológico; aqueles que apresentam algum grau de sofrimento psíquico durante as avaliações periódicas, realizadas pela médica do trabalho do setor, também são encaminhados.

A terceira frente de trabalho é o plantão psicológico. Não depende do encaminhamento do Sesmt. Todas as quartas-feiras pela manhã o plantão psicológico atende por demanda espontânea. “Qualquer funcionário do hospital que sentir necessidade pode procurar o serviço. A ideia é que a nossa atuação seja cada vez mais preventiva”, explicou a psicóloga Fernanda Azevedo.

No setor de psicologia do HGWA, os colaboradores recebem o primeiro atendimento, são ouvidos e acolhidos. O próximo passo é o encaminhamento para a rede pública de atendimento ou para os ambulatórios existentes nas universidades. Havendo necessidade, também é feito o encaminhamento para o atendimento psiquiátrico. “É muito bacana o hospital de preocupar com isso e ter a sensibilidade de perceber que os problemas emocionais também precisam e devem ser cuidados”, disse Fernanda Azevedo de Souza.

A psicóloga complementou que o ambiente de trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia e que o ambiente hospitalar tem rotinas muito intensas, em que os profissionais lidam diretamente com pessoas debilitadas fisicamente e emocionalmente, com adoecimento e morte. O profissional de saúde enfrenta situações que mobilizam o emocional durante o dia a dia, por vezes de forma intensa. Tudo isso pode se converter em fatores de risco para a saúde mental do profissional.