Bolsista do Proensino é premiado em festival de cinema da América Latina

21 de janeiro de 2020 - 15:57 # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP Texto
Daniel Araújo e Davi Campana/Festival do Rio Fotos

Bolsista do Proensino premiado em festical de cinema

O único representante cearense entre 91 produções nacionais foi agraciado no Troféu Redentor na 21ª edição do Festival do Rio, a premiação é considerada uma das maiores da América Latina e destino obrigatório para os principais lançamentos cinematográficos do Brasil. “Revoada”, filme dirigido por Victor Costa Lopes e com roteiro do bolsista em teatro da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) do Governo do Ceará, Lucas Madi, venceu a categoria melhor curta-metragem na mostra Première Brasil Novos Rumos, que consagra produções que apresentam linguagens e caminhos inovadores ao cinema nacional.

“Revoada” é um curta de 14 minutos com temática LGBTQI+ que impressiona pelo refinamento da produção, equilibrada em imagens flashback construindo um olhar diferenciado sobre a construção da memória de dois adolescentes. O filme retrata a descoberta do amor entre os personagens a partir de lembranças geradas pelo término do relacionamento. Além de assinar o roteiro, Madi é um dos protagonistas. Confira o trailer .

O bolsista, que também estuda realização em audiovisual na Escola Vila das Artes, representou ainda a produção do curta na solenidade ocorrida em 20 de dezembro de 2019 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O jovem recebeu a estatueta desbancando outros seis curtas por escolha do júri oficial. “Foi mais um reconhecimento importante para o cinema cearense. Éramos os únicos do Estado na premiação e o reconhecimento ocorre justamente na mostra competitiva que aponta para novos rumos do cinema em destaque fora do Eixo Rio-São Paulo”, ressalta Lucas Madi.

Durante o evento, a atriz Regina Casé foi uma das agraciadas com o prêmio de Melhor Atriz pela atuação no longa “Três Verões”, de Sandra Kogut.

O curta na estrada

Produzido pela Orla Filmes, “Revoada” não foi distribuído ainda nas salas de cinema e tem rodado atualmente diversos festivais pelo Brasil. A produção foi exibida pela primeira vez no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em setembro de 2019, em Fortaleza. Desde então, faz parte de programações de outros importantes eventos do circuito nacional, como o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, a principal mostra cinematográfica brasileira focada na temática da diversidade ocorrida em São Paulo (SP) no mês de novembro, e a VII Mostra de Cinema de Iguatu, em dezembro.

Sobre o aluno

Lucas Madi é bolsista da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) por meio do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede Sesa (Proensino), que tem o intuito de aproximar a universidade da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2018, o aluno é lotado como bolsista de teatro da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), onde já integrou o projeto “Residência na Rua: Arte, Cultura e Saúde” – desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado – voltado para ações de promoção da saúde mental e cidadania, com atividades culturais e artísticas para pessoas em situação de rua. O jovem desenvolve também projetos ligados ao programa Primeiro Passo na ESP/CE, destinado para inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho.