Uece celebra chegada do ano novo chinês neste sábado (25)

23 de janeiro de 2020 - 10:46 # # # #

Ascom Uece - Texto e Foto


O Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (Lepo), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), vai celebrar a chegada do ano novo chinês no próximo sábado (25), a partir das 9 horas, com diversas atividades no campus do Itaperi. Diferente do calendário ocidental, organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, com 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da lua e a posição do Sol. Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano chinês, sendo sempre em decorrência do surgimento da primeira lua nova. Em 2020, o novo ano começará dia 25 de janeiro, o Ano do Rato.

A Universidade Estadual do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais (Lepo), oferece cursos de Línguas Orientais, como o Chinês (Mandarim). Já o Lepo é um espaço multidisciplinar do Centro de Educação da Uece que congrega estudiosos e pesquisadores do mundo oriental, ligados às mais diversas áreas do conhecimento.

O evento em comemoração ao ano novo chinês acontecerá no saguão térreo do prédio da Reitoria, sendo aberto ao público e gratuito. Na programação, palestra sobre o que é o ano novo lunar; meditação, yoga e Qi Gong; sessões de Auriculoterapia (técnica de acupuntura); apresentações de artes maciais como Tai Chi Chuan, Taekwon-do e Kendo; contagem regressiva e apresentações artísticas.

Confira a programação completa:

Ano do Rato

Apesar de não ser bem-visto no ocidente, o rato é considerado um animal inteligente, hábil e desbravador. Pelo fato de o rato ser o primeiro dos 12 animais que compõem o calendário chinês, esse representa o ano dos começos. O rato, na cultura chinesa, é considerado o portador da prosperidade.

Serviço:

Comemoração do Ano Novo Chinês na Uece
Data: 25 de janeiro de 2020
Horário: A partir das 9h
Local: Saguão térreo da Reitoria (Avenida Silas Munguba, 1700)