Central 155 comemora 12 anos como instrumento de cidadania do Ceará

27 de janeiro de 2020 - 14:04 # # # # #

Ascom CGE Texto e Arte

Banner dos 12 anos da Central 155

O serviço disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, sem custo nenhum para o cidadão

Criada em 26 de janeiro de 2008, com intuito de universalizar o acesso ao serviço de Ouvidoria do Estado, a Central de Atendimento Telefônico 155 completou, no último domingo (26), 12 anos de funcionamento. Ao longo desses 12 anos, a Central se consolidou como um dos principais canais de comunicação entre o Estado e o cidadão, registrando cerca de um milhão de ligações, das quais pouco mais de 119 mil foram realizadas somente no último ano de 2019. O serviço foi criado para que o cidadão manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo do Estado.

“Apesar de estarmos em um momento de transformação digital, percebemos que o nosso cidadão continua a buscar os nossos serviços da Central de Atendimento Telefônico 115, tanto por ser um meio de fácil acesso, como pelo atendimento mais próximo e personificado que o telefone é capaz de oferecer”, ressaltou a coordenadora de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Moreira.

Sediado no município de Canindé, a 130 quilômetros de Fortaleza, o call center conta com uma equipe composta por 23 funcionários que atuam das 7h às 20h, dividido em turnos de dois horários, para melhor atender ao cidadão cearense, garantindo o exercício de sua cidadania.

Para a telefonista Dayane Almeida, que atua na Central há 11 anos, o call center funciona como uma ponte de comunicação importantíssima para o Estado. “Vejo a implantação da Central 155 como um marco na história do controle social do Estado, fortalecendo ao cidadão cearense o seu direito no exercício da cidadania. A Central hoje atua como um grande canal de comunicação entre o cidadão e os gestores públicos, constituindo uma ponte de mão dupla, que por meio da troca de ideias permite a construção de um governo participativo. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”.