Reunião define procedimentos de prevenção ao coronavírus no Porto do Pecém

30 de janeiro de 2020 - 15:48 # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto e Foto

Reunião para definir procedimentos de prevenção ao coronavírus

Encontro reuniu representantes de diversos órgãos que trabalham diretamente no contato com tripulantes internacionais

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Receita Federal; Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante; além de representantes das áreas de Operações, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Porto do Pecém estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira (30), na Sede do Complexo do Pecém, com o objetivo de unir esforços na prevenção ao novo tipo de coronavírus, o 2019-nCoV.

Apesar de nenhum caso suspeito ter sido registrado no terminal portuário cearense, e de não haver nenhum caso de coronavírus confirmado no estado do Ceará, foi discutida hoje a implantação de novos procedimentos preconizados pela Anvisa em todo o país e que passam a ser adotados pelos profissionais do Porto do Pecém.

Recomendações da ANVISA

– Intensificação à vigilância em casos suspeitos para notificação;

– Providenciar a disponibilização de avisos sonoros;

– Intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte com o reforço de uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);

– Sensibilização das equipes de vigilância sanitária e dos pontos médicos para a detecção de casos suspeitos e uso dos EPIs;

– Revisão dos planos de contingência nos pontos de entrada no que couber com ênfase na atualização dos contatos.

Ainda durante o encontro foi acordado que a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, município onde está localizado o Porto do Pecém, realizará uma capacitação com os profissionais portuários sobre a importância de registrar a notificação de caso suspeito. Por isso, foi enfatizada também a importância dos comandantes de navios preencherem corretamente a Declaração Marítima de Saúde, documento que relata o real estado de saúde das tripulações que passam pelos píeres do Porto do Pecém.

“Nesse momento foi importante formarmos esse vínculo da saúde do município com o porto e demais entes para que a comunicação flua no sentido correto e a gente possa intervir com ações no momento certo e no local certo”, diz Kylvia Gardênia, coordenadora de Vigilância da Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante.

Na próxima semana, uma nova reunião será realizada com os prestadores de serviços acessórios (PSAs); prestadores de serviços operacionais (PSOs); e prestadores de serviços de saúde com o objetivo de sensibilizar a todos sobre a importância da prevenção ao novo coronavírus.

“Assim conseguiremos compartilhar a melhor informação possível. É fundamental repassarmos informações confiáveis para todos os atores envolvidos nesse cenário. Muito importante vermos todos esses órgãos envolvidos nessa situação que é de caráter internacional”, afirma Ieda Passos, gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém.

O Coronavírus 2019-nCoV tem um período de incubação de 14 dias e pode ou não apresentar sintomas ao longo desse tempo. A doença é considerada de alto índice de infecção, mas com baixo grau de letalidade. Ainda assim é necessário que os profissionais portuários preservem os cuidados básicos de saúde.

Principais cuidados

– Lave as mãos com sabão e água ou com álcool, principalmente antes de consumir algum alimento;

– Utilize lenço descartável para higiene nasal;

– Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.