Inscrições para Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes seguem abertas até 19 de março

27 de fevereiro de 2020 - 14:24 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Este ano, serão desenvolvidas 29 propostas artísticas, sete a mais que nas edições anteriores, e a ajuda de custo para artistas do Ceará também será maior, no valor de R$ 1.000,00

Seguem abertas até as 23h59 do dia 19 de março as inscrições para os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governodo Ceará, ligada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Em 2020, serão desenvolvidos 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas cearenses, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês. A submissão de projetos será, exclusivamente, pelo site da Escola.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina em uma apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. As consultorias aos projetos acontecem de forma individual e coletiva, com oficinas, palestras e aulas abertas, numa maneira de também dar à Cidade acesso às formações.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

Tira-dúvidas

Serão realizadas leituras abertas dos regulamentos de cada linguagem para esclarecimento de dúvidas sobre as regras de participação e o sistema de inscrição. Nesta 8ª edição dos Laboratórios, os encontros serão realizados durante a primeira semana de março, sempre às 19h, no auditório do Porto Iracema.

Na terça-feira (3), serão lidos os regulamentos dos Labs de Dança e Teatro. Na quarta (4), será a vez do regulamento de Música. Na quinta (5) Cinema e, na sexta-feira (6), Artes Visuais. Em todos os dias, os coordenadores das respectivas linguagens artísticas estarão presentes. Todos os interessados em inscrever seu projeto artístico são convidados a participar.

Além da Escola, outros locais de Fortaleza, como universidades e espaços culturais, também receberão tira-dúvidas ao longo do período de inscrição e, nos últimos dias, haverá um plantão tira-dúvidas, o Corujão.

Já no Interior do Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza, os tira-dúvidas iniciam a partir deste sábado, 29, como é o caso de Maracanaú. Lá, o encontro será no Apê Cultural (bairro Jereissati I), a partir das 17h. A região do Vale do Jaguaribe também receberá um tira-dúvidas dos Laboratórios de Criação no dia 1 de março, no Galpão das Artes, em Russas, a partir das 14h30. Outras visitas estão sendo programadas para Sobral e para a Região do Cariri.

Mais informações e detalhes de cada regulamento estão disponíveis no site da Escola.

Serviço

Inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2020
Data: 11 de fevereiro a 19 de março de 2020
Inscreva-se AQUI
GRATUITO

Tira-dúvidas dos regulamentos de Dança e Teatro
Data: 3 de março (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

Tira-dúvidas do regulamento de Música
Data: 4 de março (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

Tira-dúvidas do regulamento de Cinema
Data: 5 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

Tira-dúvidas do regulamento de Artes Visuais
Data: 6 de março (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

Interior e Região Metropolitana

Maracanaú
Tira-dúvidas dos regulamentos dos Laboratórios de Criação
Data: 29 de fevereiro (sábado)
Horário: 17h
Local: Apê Cultural (Avenida 3, 576, bairro Jereissati I)
Aberto ao público

Vale do Jaguaribe
Tira-dúvidas dos regulamentos dos Laboratórios de Criação
Data: 1º de março (domingo)
Horário: 14h30
Local: Galpão das Artes (Av. Coronel Araújo Lima, 350, Russas)
Aberto ao público