Semace alerta: apenas quatro praias estão próprias para banho na capital

28 de fevereiro de 2020 - 16:40 # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace

Fortaleza tem quatro praias próprias para banho, durante o fim de semana. É o que informa o boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (28), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que monitora 28 trechos da orla da Capital. Este é o resultado menos favorável apurado, este ano, pelo órgão de meio ambiente.

Na zona leste, que vai do Farol ao Caça e Pesca, duas praias estão aprovadas. O setor inclui a Praia do Futuro, onde estão as barracas mais frequentadas pelo banhista. Na zona centro, que se estende do Mucuripe ao Poço da Draga, uma praia está própria. E na zona oeste, do Centro à Barra do Ceará, há mais uma praia aprovada.

Veja o boletim completo da balneabilidade das praias de Fortaleza.

Lixo

O exame da Semace não identifica a origem dos contaminantes. De acordo com o gerente da Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel, “é provável que o resultado desfavorável da semana tenha sido influenciado pelo aumento do lixo produzido durante os eventos do pré-carnaval e do carnaval, realizados na praia ou perto da praia”.

“Resíduos e esgotos mal destinados são levados pela chuva para as galerias pluviais, e logo chegam às praias”, explicou o gerente. “O banhista deve consultar o boletim, antes de escolher a praia, e, estando imprópria, deve ficar só no chuveiro ou mesmo adiar o banho de mar, até termos uma condição mais favorável”, recomendou.