Ações de fiscalização de mercadorias em trânsito são tema do 4º Sefaz Dialoga

3 de março de 2020 - 14:34 # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promove, nesta quinta-feira (5), às 14h, no auditório da sede III da Instituição, o quarto Sefaz Dialoga, projeto desenvolvido para aproximar, ainda mais, o Fisco estadual da sociedade. O tema desta edição são as ações de fiscalização de mercadorias em trânsito.

Voltado para entidades de classe e demais interessados na temática, o encontro será aberto pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. Logo depois, o coordenador de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Elton Vianney, vai expor a nova estrutura da Coordenação e os projetos inovadores que estão em fase de implementação na unidade.

Uma das novidades que serão apresentadas é o Posto Fiscal Virtual, uma iniciativa que moderniza o trânsito das mercadorias, permitindo que o contribuinte regularize pendências e faça o pagamento dos impostos pela internet. Na oportunidade, Vianney vai mostrar também o projeto de videomonitoramento das rodovias estaduais.

Às 15h, a servidora Gilzete Mendonça explicará o novo procedimento de correção de notas fiscais registradas no Sistema de Controle de Trânsito de Mercadorias (Sitram). A medida implementada pela Sefaz permite que os contribuintes alterem, até 30 de abril, o código de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos produtos e a indicação da destinação dos produtos (insumo, ativo imobilizado/consumo).

As inscrições para o Sefaz Dialoga estão abertas e serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço evento.cedep@sefaz.ce.gov.br, informando o nome completo e o CPF. Já os servidores fazendários precisam encaminhar somente o número da matrícula e a lotação.

O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram @sefazceara e, posteriormente, disponibilizado no canal oficial da Fazenda no Youtube (Sefaz Ceará).