Gestores da Seduc participam de oficina sobre Programa Atração de Talentos na EGPCE

4 de março de 2020 - 16:53 # # # # #

Ascom EGPCE

Oficina foi realizada nos dias 2 e 3 de março na Escola de Gestão Pública.

Gestores e técnicos da Secretaria da Educação (Seduc) participaram, nos dias 2 e 3 de março, de uma oficina realizada na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). Essa foi a terceira oficina ministrada dentro do cronograma da segunda fase do Programa Atração de Talentos do Governo do Ceará.

O Programa Atração de Talentos foi lançado em agosto de 2019, com o objetivo de atrair, selecionar e acompanhar o desempenho e desenvolver pessoas interessadas em ocupar cargos de gestão e liderança na administração pública estadual. Destinado tanto para o público interno (servidores e empregados públicos) quanto ao público externo, o programa busca reconhecer esses talentos importantes para a gestão pública, investindo na profissionalização, transparência e valorização do capital humano para o fortalecimento e desenvolvimento do Ceará.

Unir competências e oportunidades

Na primeira fase, o Atração de Talentos abriu processo de pré-seleção para cargos em comissão na Secretaria da Saúde (Sesa). Como resultado, 14 profissionais foram selecionados para ocupar cargos de liderança na área da saúde em unidades de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte. Já a segunda fase vai ser direcionada para área da educação. Por isso, um grupo estratégico de gestores e técnicos da Seduc participou de oficinas para definir processos e competências que atendam às demandas de cargos de gestão na rede pública estadual de ensino.

Para Mário Woortman, mestre em Gestão de Recursos Humanos pela pela Auckland University of Technology e instrutor da terceira oficina, esse encontro foi importante para oferecer conceitos e exemplos práticos sobre competências no serviço público a fim de construir, de maneira participativa, as competências e respectivas descrições para os cargos. “Foi extremamente produtivo e as discussões vão ser úteis para o trabalho que será desenvolvido”, avaliou.

Presente nas oficinas, o secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, destaca a importância do Programa Atração de Talentos para potencializar as ações e resultados da Seduc. “A gente vai utilizar a metodologia do programa para nos guiar no nosso processo de seleção para os cargos de gestão e certificação de gestores. E essas oficinas têm ajudado gestores e técnicos a encontrar e acordar competências, metas e objetivos estratégicos que resultem em formação continuada dos servidores e pactuação de objetivos com a rede em todos os níveis de gestão”, explicou.