SSPDS adota medidas de prevenção para segurança de servidores e colaboradores da Ciops

24 de março de 2020 - 19:21 # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) é uma das principais estruturas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A Ciops que funciona diariamente, 24 horas por dia e engloba 13 órgãos diferentes, tanto do Estado como da prefeitura de Fortaleza, adotou algumas medidas preliminares, mas fundamentais, voltadas para a segurança de servidores e colaboradores durante o período de disseminação do Covid-19. O atual cenário da existência de uma pandemia, onde uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea, fez com que a rotina da população mundial fosse alterada.

A Ciops abriga serviços de 13 órgãos que atendem demandas de emergências pelo 190. Estão inseridos nos atendimentos os serviços prestados pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) – incluindo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) –, Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Secretaria de Administrativa Penitenciária (SAP), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Pensando nisso, a SSPDS reforçou as medidas de higienização para garantir a integridade física dos trabalhadores e a continuação de um serviço de qualidade. Sabonete líquido e álcool gel 70% foram disponibilizados para a assepsia das mãos. Já os equipamentos, como bancadas e computadores, são limpos com álcool isopropílico, que é o mais indicado para ser utilizado na limpeza de produtos eletrônicos. Essas medidas e a distribuição dos produtos também foram estendidas para as cidades de Sobral e Juazeiro, que possuem núcleos da Ciops.

De acordo com o tenente-coronel Alber Campos, supervisor do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops, as orientações diárias são importantes para que haja uma cooperação entre os servidores antes do serviço ser iniciado. Ele ressaltou a importância de oferecer as melhores medidas de precaução. “Estamos atentos a tudo isso que vem acontecendo no Brasil e no Mundo, aqui na Ciops não seria diferente, principalmente por ser um ambiente fechado, onde há um fluxo maior de pessoas trabalhando. Todas as medidas são estudadas para possibilitar a eficácia na segurança. Eles são orientados todos os dias a manter a limpeza de corredores, corrimãos, maçanetas, salas e cadeiras, além de manterem um pequeno distanciamento, como forma de evitar o contágio através de contato com saliva ou aperto de mãos”, frisou.

“O bem-estar de nossos colaboradores é algo essencial e trabalhamos para isso com bastante cautela, adotando medidas que viabilizem um ambiente de trabalho na medida do possível, mais seguro. Após o decreto governamental que suspendeu o transporte intermunicipal, nos reunimos com as empresas terceirizadas que são responsáveis por 18 colaboradores que temos que residem em Caucaia e Maracanaú. Ficou estabelecido que essas pessoas estariam autorizadas a ficarem em casa e seriam substituídos por outros operadores que moram mais perto. Posteriormente, os funcionários afastados durante esse período, irão repor os dias. Isso foi conversado para que não houvesse prejuízo para as empresas, funcionários e para o Estado”, destacou o tenente-coronel.

A SSPDS ainda solicitou o deslocamento de uma equipe de vacinação contra gripe para a Ciops, o que é esperado para os próximos dias. O posto ficará dentro da secretaria e fornecerá vacinas contra Influenza. Funcionários que apresentarem quadros gripais serão afastados para cuidarem da saúde em casa.

Além de todas essas medidas, os colaboradores têm contado com um apoio essencial em tempos de crise: o trabalho da psicoterapia. A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS vem realizando plantões psicológicos, via telefone, como forma de garantir um atendimento psicológico para os agentes das forças de segurança do Estado. O atendimento é realizado, diariamente, por meio dos contatos: (85) 991700056 /(85) 987532759 /(85) 981468597.

Como se prevenir

Lave bem as mãos com frequência;
Cubra a boca e o nariz ao espirrar e de preferência com lenço descartável;
Evite tocar olhos, boca e nariz ou compartilhar objetos de uso pessoal;
Evite aglomerações;
Mantenha os ambientes sempre arejados;
Utilize máscaras apenas se estiver com sintomas gripais ou infectado, deixe o produto para profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

 

 

Ouça:

O objetivo é otimizar a proteção aos profissionais se segurança contra a contaminação do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como explica o secretário da SSPDS, André Costa.