Alunos mantêm rotinas de estudo em casa durante período de distanciamento social

30 de março de 2020 - 19:18 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc Texto
Ascom Casa Civil Foto

O período de distanciamento social, vivenciado pela população como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus, não está sendo tempo perdido para alunos da rede pública estadual cearense. Aproveitando a oportunidade para reforçar a aprendizagem em casa, estudantes de todo o estado estão focados em rotinas de aprofundamento de conteúdo propostas pelas escolas. As aulas têm acontecido de forma virtual, por intermédio de plataformas na internet, mantendo o livro didático como principal instrumento de aquisição do saber.

Alice Helen Ferreira, estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, em Fortaleza, ressalta que tem diversificado as atividades de estudo. “Temos contado com a participação direta de todos os professores, de forma bastante interativa. As aulas online têm trazido assuntos relevantes e extras, que estão nos ajudando bastante. Os resumos e mapas mentais auxiliam na memorização das matérias. Apesar do momento difícil, busco sempre ver um lado positivo: estou com tempo extra para estudar diversas matérias e resolver as atividades passadas na plataforma Aluno Online”, conclui.

Bruna Ribeiro, estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck, de Fortaleza, explica que prepara, todas as noites, um cronograma para o dia seguinte. “Está sendo uma experiência bem diferente, pois eu não costumava estudar em casa com essa frequência. A minha escola tem o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), e a diretora da minha turma conseguiu apostilas de anos anteriores para disponibilizar a nós, o que também tem sido muito útil”, considera.

Alisson Marques, estudante da EEEP Dário Catunda Fontenele, em Ipueiras, diz que segue mantendo a concentração. “Estou criando mapas mentais, fazendo resumos, executando atividades e assistindo videoaulas explicativas dos professores, que também disponibilizam materiais. A nossa interação acontece de forma indireta, mas, eficaz, seja pelas redes sociais ou por salas virtuais”, observa.

Métodos

Peterson Fernandes, professor de Física do Liceu do Conjunto Ceará, em Fortaleza, salienta que é necessário pensar em estratégias para minimizar os impactos educacionais causados pelo isolamento social. “Desenvolvi alguns vídeos e materiais complementares para que meus alunos possam continuar os estudos domiciliares. Esses materiais foram alocados em plataformas online gratuitas e de fácil acesso. Assim, é possível existir a construção do conhecimento coletivo e a colaboração entre eles. Nesse momento, a tecnologia está sendo de vital importância”, avalia.

A secretária Eliana Estrela destaca que a prioridade do Governo do Ceará tem sido preservar vidas. “Estamos com as aulas presenciais paralisadas, mas, orientamos tanto os professores, como os gestores, servidores e alunos, para que continuemos interagindo. Existem planos de estudo envolvendo os livros didáticos e as plataformas de educação a distância. Reconheço o grande trabalho dos profissionais da Educação, a criatividade dos professores, e quero dizer aos nossos alunos que fiquem em casa, mas mantenham as atividades em dia. Estamos juntos e mobilizados nesse momento, cada um fazendo a sua parte para superarmos essa situação”, enfatiza.

 

Ouça:

As aulas têm acontecido de forma virtual, por intermédio de plataformas na internet, mantendo o livro didático como principal instrumento de aquisição do saber, como informa a secretária da Educação, Eliana Estrela

E sobre as estratégias de acompanhamento dos estudos dos alunos, Virginia Villagran, diretora da escola estadual Matias Beck, em Fortaleza, ressalta que a conversa com os alunos é através da tecnologia: redes sociais e internet a favor do aprendizado.

O objeto principal desses esforços é dá suporte aos sonhos de jovens estudantes como a Letícia, que cursa o ensino médio profissionalizante no município de Ipueiras, localizado na Região do Sertão de Crateús, distante 303 quilômetros de Fortaleza.