Cejas adequam atividades para atender os alunos durante período de distanciamento social

7 de abril de 2020 - 17:11 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) que fazem parte da rede pública estadual cearense estão diversificando as formas de atendimento aos alunos, de modo que não fiquem prejudicados em decorrência do período de distanciamento social. Os professores seguem em contato frequente com os estudantes, que podem tirar dúvidas e resolver atividades de maneira virtual, a fim de manter o ritmo de estudo. O livro didático continua sendo a principal referência para a aprendizagem.

No dia 1º deste mês, a Secretaria da Educação (Seduc) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Apeoc) divulgaram um conjunto de diretrizes para subsidiar o processo de ensino a distância e domiciliar a ser organizado pelos Cejas.

O fortalecimento e a diversificação dos meios de aprendizagens, mediados ativamente pelos professores, consolidam o vínculo dos estudantes com os Centros, ampliando as possibilidades de conclusão de seus estudos.

O professor Daniel Vieira, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa no Ceja Monsenhor Hélio Campos, em Fortaleza, conta que está fazendo ligações telefônicas e utilizando as redes sociais da unidade de ensino para motivar e orientar os alunos.

“A objetividade na seleção dos conteúdos e na linguagem utilizada foram imprescindíveis. Passamos a utilizar recursos dos aplicativos e redes sociais, como imagens e áudios, para tornar as exposições mais lúdicas. Está sendo uma experiência muito válida”, ressalta.

Angela Maria da Silva, aluna da EJA Médio no Ceja Monsenhor Hélio Campos, se diz bem assistida pela instituição durante este período. “Estou fazendo leituras e atividades. Em seguida, meu professor tira as dúvidas e faço as atividades suplementares. Sempre que tiro um horário pra estudar, me comunico com a escola e ela supre minhas necessidades como aluna. Existe uma preocupação. Pelo menos, eu me sinto muito incentivada a continuar a estudar. E isso é maravilhoso”, pontua.

Com o intuito de apoiar cada unidade de ensino, a Seduc firmou parceria com a Google para disponibilizar aos professores e alunos da rede estadual o acesso irrestrito à plataforma G Suite, que integra outras ferramentas como o Google Sala de Aula (Classroom), Drive, Agenda, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Hangouts, entre outras.

No Ceja Professora Raquel Castro e Silva de Miranda, em Caucaia, os profissionais buscam manter o contato com os alunos também por meio das redes sociais. Nestes ambientes são postados conteúdos, a exemplo de videoaulas. Também estão sendo compartilhados arquivos, acessados pelo link. Nesta pasta os professores disponibilizam roteiros de estudos, apresentações e atividades.

Recursos

A professora Tatiane Guedes, que leciona Física e Ciências da Natureza no Ceja de Caucaia, considera o Google Sala de Aula uma ferramenta indispensável neste período.

“Quando falamos em adaptações de conteúdo, devemos ter em mente o que o aluno precisa saber para avançar no conhecimento. Sendo assim, foram levados em consideração os recursos disponíveis na internet, como vídeos, videoconferências, podcasts, mapas mentais, de forma que a aprendizagem proporcione progressão nos estudos”, explica.

Nidilene Dutra, que cursa a EJA Médio no Ceja de Caucaia, avalia como positiva a disponibilidade dos professores e diz que vem conseguindo esclarecer as dúvidas. “Estou mantendo meus estudos pela internet. Os professores mandam material por e-mail e faço meus deveres. Sempre falo com eles”, revela.

Aparecida Prado, orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, acredita que os estudantes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos de forma prática. “Os Cejas já trabalham na modalidade semipresencial, com um plano de atendimento presencial. O nosso intuito é dar subsídios para que possam organizar planos de atendimento virtual, por conta da suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino da rede. Cada um dos 33 Cejas utilizará recursos disponíveis de acordo com a sua região”, observa.