Governador se reúne com prefeitos e reforça importância de alinhamento das ações nos municípios

8 de abril de 2020 - 14:27 # # # # #

Ascom Casa Civil

Encontro virtual reuniu mais de 130 prefeitos. Camilo Santana destacou a importância da parceria com os municípios

Em reunião virtual nesta quarta-feira (8) com a participação de mais de 130 prefeitos, o governador Camilo Santana reforçou a importância do alinhamento entre Estado e municípios nas ações de enfrentamento ao coronavírus. O encontro, que teve duração de quase três horas, contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto, e do secretário da Saúde, Dr. Cabeto.

“Reforcei com os prefeitos a importância de estarmos cada vez mais juntos nas ações neste momento. O Estado continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, minimizando os efeitos para a população. Reforcei, ainda, a importância do distanciamento social em todas as cidades, mesmo aquelas que não têm casos registrados”, disse Camilo Santana.

O governador citou que três eixos principais – Saúde, Social e Econômico – estão sendo tratados como prioritários pelas equipes do Governo do Estado para mitigar os efeitos da pandemia para a população mais vulnerável do Ceará. O chefe do Executivo informou aos prefeitos que novos leitos de UTI estão sendo disponibilizados nos hospitais regionais; falou sobre as medidas na área social (benefícios nas contas de energia e água e compra de 200 mil botijões de gás), além da antecipação do Cartão Mais Infância; e as medidas econômicas como a isenção de impostos para micro e pequenas empresas por 90 dias, entre outras ações.

“Todos nós vamos enfrentar um problema muito sério que é o de recursos, orçamentos e receitas. Tenho conversado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para que a gente tenha mecanismos que deem garantias para que municípios e estados possam garantir as ações essenciais à população”, afirmou o Governador Camilo Santana, sobre a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação de aglomeração de pessoas nas agências bancárias do interior. “Temos até funcionários de prefeituras fazendo esse trabalho de organização das filas, que deveria ser das instituições (financeiras)”.

Já os prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio, e de Sobral, Ivo Gomes, demonstraram preocupação com a chegada da Semana Santa (dias 10, 11 e 12) e possíveis deslocamentos entre os municípios no feriado. “É muito importante uma orientação nossa para evitarmos as viagens. Vou fazer isso aqui em Fortaleza, porque aqui é onde há a maior incidência (de casos) e há uma possibilidade real de casos assintomáticos irem ao interior e contaminarem as pessoas”, disse Roberto Cláudio.

Após quase três horas de encontro, o governador Camilo Santana encerrou a reunião colocando o Estado à disposição para ajudar os municípios no que for necessário para o enfrentamento ao coronavírus. “Nossa preocupação número um é com a vida das pessoas. E a parceria com todos os municípios é fundamental nesse sentido”, afirmou Camilo Santana.

 

Ouça:

O governador Camilo Santana reforçou a importância de municípios e Estado estarem unidos e integrados em ações de enfrentamento ao coronavírus, com prioridade de investimentos para a área da saúde.

O governador reforçou que o momento vai exigir austeridade, pois a economia está sendo afetada, o que vai impactar diretamente o Estado e os municípios.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação de aglomeração de pessoas nas agências bancárias do interior.

O prefeito Roberto Cláudio orientou os colegas dos outros municípios a incentivar que as pessoas não viagem no feriado da Semana Santa, que começa a partir desta quinta-feira (9).

Camilo Santana reforçou a importância de manter o isolamento social para evitar a proliferação dos casos.