Manejo clínico do paciente com Covid-19 será abordado em live nesta terça-feira (14)

14 de abril de 2020 - 14:20 # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP

Na linha de frente, no enfrentamento ao Covid-19, os profissionais da saúde estão sempre sendo atualizados sobre o tratamento e cuidados com os pacientes. Isso porque semanalmente, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza, lives interativas com especialistas para discutir a abordagem clínica da enfermidade. Nesta terça-feira (14), o Manejo Clínico do paciente infectado pelo Covid-19 será o tema tratado.

A transmissão acontece a partir das 20 h no site e canal do Youtube da Escola. Esta edição contará com a participação de Ana Paula Porto, doutoranda pelo Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Virologia Clínica e Molecular da Universidade de Fortaleza, Keny Colares.

A transmissão é aberta para profissionais de saúde, que participam via chat e esclarecem dúvidas com os especialistas. A mediação será feita pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, que também é médico pneumologista e intensivista.

Alcance

A primeira transmissão neste formato ocorreu na semana passada e alcançou profissionais de saúde que atuam em todo o Estado. A live foi acompanhada por mais de 400 profissionais de 38 unidades de saúde, entidades e instituições de ensino, como o Conselho Regional de Enfermagem e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Em tempos de distanciamento social, a iniciativa facilita ainda o acesso às últimas atualizações sobre Covid-19. “Nesses tempos de coronavírus, temos nos reinventado junto com toda a equipe para manter o trabalho da melhor forma. Assim, é bom receber as orientações da ESP/CE”, comenta a enfermeira e residente em Saúde Mental Coletiva, lotada em Guaiúba, Gerlania Rodrigues.

O infectologista Keny Colares, que também já foi mediador, afirma que a iniciativa é de grande valia para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais especialistas que atendem casos de Covid-19. “A live fugiu de um formato tradicional e a proposta agora é aprofundar as abordagens a partir da discussão de casos clínicos, mostrando sintomas, diagnóstico e o tratamento a fim do profissional compreender a partir de experiências práticas”, destaca.

Acesso

Todo o conteúdo das lives é disponibilizado na íntegra no Youtube da ESP/CE, no hotsite ou ainda através do TeleSaúde.