Secult lança segunda etapa de estudo sobre o impacto da Covid-19 na economia da Cultura

15 de abril de 2020 - 16:45 # # #

Ascom Secult - Texto

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lança, nesta quarta-feira, 15/4, a segunda fase do estudo de impacto da pandemia de Covid-19 na economia da cultura cearense, dirigida a gestores de órgãos, instituições e equipamentos culturais. Essa etapa tem como objetivo complementar os dados coletados junto aos fazedores de cultura independentes. Para o mapeamento desta etapa devem participar gestores de equipamentos e espaços culturais dos setores público e privado que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia de Covid-19.

Confira aqui o segundo questionário

“Nesta fase, o alcance das perguntas é mais extenso, o que nos permitirá acesso a dados que não poderíamos solicitar diretamente dos produtores independentes. Reforçamos, oportunamente, que as informações das duas etapas são complementares, motivo pelo qual optamos por deixar a primeira fase aberta para termos o máximo de informações possíveis”, ressaltou a coordenadora de Economia da Cultura de Secult, Laízi Fracalossi. Os dois formulários permanecerão disponíveis para preenchimento até o dia 22 de abril de 2020. O resultado final deverá ser divulgado no fim do mês de abril.

O estudo sobre o impacto da Pandemia da Covid-19 na economia da cultura cearense tem por objetivo buscar dimensionar as consequências das medidas adotadas para enfrentamento do Coronavírus no campo cultural e propor medidas para o setor com eficácia e precisão. Na primeira fase do Estudo, foram levantados dados e informações com a aplicação de formulários online destinados a produtores culturais, artistas, técnicos e demais profissionais envolvidos com a arte e cultura no Estado. Confira aqui o primeiro questionário do Estudo, destinado a profissionais da cultura.

Em linhas gerais, o mapeamento contempla na 1a Fase o setor privado com artistas, produtores, técnicos, empreendedores culturais, entre outros. Já na segunda será mais voltada ao setor público, para colher informações de gestores dos equipamentos culturais e de secretarias de cultura de municípios cearenses.

“É necessário ouvir os setores público e privado para fazer um ‘confrontamento’ de informações. Há dados que só conseguimos ouvindo cada um dos lados, e precisamos comparar todos os elementos. Este primeiro formulário do setor privado continuará disponível online por uma semana, até o dia 22 de abril. É importante que as pessoas participem. Quanto mais respostas tivermos, mais temos chances de termos um retrato fiel do impacto dessa pandemia no setor cultural para buscar soluções que atendam de forma mais fidedigna as demandas do setor”, destaca a coordenadora da Secult.

“Essa pesquisa também é uma resposta à população. Teremos o número e perfil de profissionais e de famílias impactadas economicamente no campo da cultura, para qualificar melhor nossas ações e ajudar a construir decisões e novos rumos que devemos tomar. Teremos mais certeza sobre o caminho que devemos seguir”, ressalta também a gestora.