SSPDS lança segunda edição da revista Segurança em Foco com artigos que fortalecem o conhecimento científico no tema

15 de abril de 2020 - 18:42 # # # #

Ascom SSPDS

Uma das características da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) tem sido a aproximação da pasta com o mundo acadêmico, visando ao entendimento macro acerca do tema, bem como a elaboração de políticas públicas à sociedade cearense. Pensando nisso, a SSPDS/CE, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, lançou em 2019, a primeira edição da revista científica “Segurança em Foco”.

Seguindo com a iniciativa pioneira entre as secretarias da segurança pública no Brasil, a publicação chega a sua segunda edição, nesta quarta-feira (15), em versão digital durante o período de isolamento social. Nela, há artigos escritos por profissionais de segurança cearenses e também de outros estados do Nordeste, o que apresenta uma troca de experiências entre instituições de territórios distintos. “A revista veio exatamente para sedimentar esses conhecimentos científicos em segurança pública. Essa é a cultura que nós criamos e trazemos para os nossos profissionais, que além de confiar em seu tirocínio (aprendizado), agora ele também poderá trazer um grau de cientificidade de suas ações”, ressaltou o secretário da SSPDS/CE, André Costa.

Destaque da edição

O artigo principal e que inspirou a capa desta edição traz o título “A Mulher Bombeira Militar do Estado do Ceará: a luta por isonomia de direitos”. O estudo analisa a evolução da presença feminina em uma corporação militar, que historicamente possui um ambiente predominantemente masculino, e conclui sobre a crescente preocupação dos gestores em mudar esse quadro ao longo dos anos.

A autora do estudo é a capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Sâmila de Sousa Ribeiro, que destacou a importância de publicações feitas a partir de estudos e pesquisas realizadas pelos próprios profissionais de segurança. “Fiquei muito honrada e surpresa ao saber que o artigo foi selecionado para ser a capa. A iniciativa da Secretaria de criar uma revista científica é muito significativa, pois a partir dela temos a oportunidade de conhecer os artigos produzidos por nós mesmos, por pessoas que vestem a farda e que vivenciam o dia a dia da segurança pública”, disse.

Já sobre o tema, a oficial cita que realizou a pesquisa e redigiu o artigo no intuito que este permaneça como um legado para as outras mulheres que ainda ingressarão no Corpo de Bombeiros. “Eu estava no período gestacional da minha segunda filha e em um momento bem cansativo da gravidez. Mas eu precisava fazer esse artigo, porque eu precisava deixar um legado para as mulheres que ainda virão à minha corporação. Eu estou bombeira hoje, mas eu vou passar, o Corpo de Bombeiros continuará e outras mulheres virão”, destacou.

Demais artigos

Os outros nove textos que estão compilados na revista abordam os seguintes temas: “Policiamento Comunitário e o Projeto Recomeçar em João Pessoa: um relato de experiência”; “Proteção e Defesa Civil no Ceará: os desafios da gestão de recursos de transferências obrigatórias da União”; “O Desenvolvimento da Camada de Dados Georreferenciados da Rede de Hidrantes da Cidade de Fortaleza como Ferramenta de Combate a Incêndios pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”; “Gestão por Trás das Grades: um estudo sobre maternidade e instituição penal a partir da ótica dos Direitos Humanos”; “Direito à Segurança Pública na Fortaleza Jovem”; “Ceará um Só: uma incompatibilidade entre planejamento e gestão do poder regional na segurança pública e defesa social”; “Investigação Criminal pelo Delegado de Polícia”; “Sistema do Tráfego Internacional: instrumento de suporte para o planejamento e elaboração de políticas pública em segurança”; e “O Programa de Metas da Segurança Pública do Estado do Ceará e a Participação do Corpo de Bombeiros Militar: uma análise qualitativa (2014-2019)”.

Distribuição

A segunda edição da revista “Segurança em Foco” tem tiragem de 110 exemplares e será distribuída gratuitamente após o fim do período de isolamento social. A versão digital da publicação será disponibilizada para baixar direto do sítio institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.