Universidades estaduais entre as que mais aprovam no exame da OAB Unificado

17 de abril de 2020 - 17:18 # # # #

Ascom Secitece - Texto e Foto

UVA e Urca têm 2º e 4º maior índice de aprovação do Ceará

O Ceará tem o melhor índice nacional de aprovações no Exame de Ordem Unificado (EOU), segundo levantamento do Conselho Federal da Ordem de Advogados dos Brasil (CFOAB). O relatório analisa os resultados dos exames realizados de 2010 a 2019 e o índice de aprovação média do Ceará ficou em 70%, seguido do Paraná, com 66%, e Minas Gerais, com 65%.

Feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o relatório destaca a participação das universidades estaduais cearenses, apontando a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) como a segunda e a Universidade Regional do Cariri (Urca) como a quarta Instituição de Ensino Superior do Ceará com a maior Taxa de Aprovação Média. No ranking nacional, UVA conquistou a 40ª e a Urca o 71º lugar, dentre as 100 IES que participaram do levantamento.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda¸ “o destaque dos alunos da Urca e da UVA na aprovação do Exame da Ordem Unificado demonstra a decisão acertada do Governo do Estado e dos reitores em investir em educação de qualidade.

Inácio destacou também o papel dos estudantes, que têm respondido com muito empenho e dedicação. “No Direito não é diferente”, ressaltou, aproveitando para cumprimentar as direções dos cursos e das duas universidades.

Ainda, segundo o Relatório Exame de Ordem em Números (Vol. IV, 2020), a Região Nordeste, com 223.044 inscritos no período e 140.020 aprovados, atinge uma Taxa de Aprovação de 62,8%, ficando no 2º lugar nacional. A Região Sul aparece em 1º lugar, com 64,5% de aprovação. A publicação do Relatório comemora, em 2020, os dez anos da realização do Exame de Ordem de forma unificado, em todo o País.

Conquista é reconhecimento dos investimentos na qualidade do ensino jurídico

Criado em 1997, o Curso de Direito da UVA já foi agraciado três vezes com o Selo de Qualidade da OAB. Desde então, já foram mais de 900 egressos e um total de 421 alunos matriculados em 2020.1.

O reitor da UVA, Fabianno de Carvalho, afirma que o curso é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da UVA. “O Selo do Conselho Federal da OAB é o reconhecimento do trabalho e do envolvimento de alunos, professores e funcionários técnico administrativos, de todos os que fazem o Curso, que tem na Administração Superior apoio fundamental, desde sua criação nosso curso só tem crescido e se destacado nacionalmente”, comemora.

Para o reitor, “as Universidades que possuem cursos de Direito são reconhecidas pela quantidade de alunos aprovados no exame da OAB, motivo pelo qual, há um grande investimento na qualidade do Ensino Jurídico e o aperfeiçoamento dos que irão exercer o Estado de Direito, na prática. O exame da ordem é um critério oficial que habilita o bacharel em Direito na prática da Advocacia”.

Curso de Direito da URCA já conta com 46 anos de tradição

Em 2020, o curso de Direito da Universidade Regional do Cariri completa 46 anos conquistando pelo quarto ano consecutivo um bom resultado no Exame da OAB que concedeu o selo “Recomenda da OAB” como um dos 100 melhores curso do Brasil.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) tem realizado grandes investimentos na infraestrutura do curso que soma hoje 1245 alunos regularmente matriculados em seus campi do Crato (811) e Iguatu (434) e um corpo docente com 30 professores. Foram mais de R$ 4 milhões aplicados na reforma e ampliação da
estrutura física das instalações que duplicou para atender à demanda.

Para o reitor da Urca, Francisco do Ó Lima Junior “esse é um resultado que nos alegra muito. São cursos que conquistaram uma tradição e fazem parte da nossa história pois deram origem à Urca. Grandes juízes foram formados aqui, na chamada ‘escola do pensamento jurídico do Crato’. Nossos egressos têm presença marcante em todos os campos de atuação da ação jurídica nas cinco regiões brasileiras, com excelentes juízes, promotores e advogados”.

Ranking de aprovação do Ceará

As IES cearenses com melhores taxas de aprovação e a colocação no ranking das 100 primeiras, de acordo com a taxa de aprovação média, com mais de 100 inscritos, do XXVII ao XXIX Exame de Ordem Unificado, são:

16º Lugar – Universidade Federal do Ceará (UFC): 191 inscritos | 111 aprovados | Taxa de Aprovação Média: 58,1%;

40º Lugar – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA): 129 inscritos | 59 aprovados | Taxa de Aprovação Média: 47,7%;

55º Lugar – Faculdade Christus: 300 inscritos | 118 aprovados | Taxa de Aprovação Média: 39,3%;

71º Lugar – Universidade Regional do Cariri (URCA): 381 inscritos | 132 aprovados | Taxa de Aprovação Média: 34,6%;

73º Lugar – Faculdade Sete de Setembro: 272 inscritos | 93 aprovados | Taxa de Aprovação Média: 34,2%.

Sobre o Exame de Ordem

O Exame de Ordem é o instrumento de admissão, certificação e qualificação profissional para o exercício da advocacia no país. O público-alvo do Exame são os bacharéis em Direito e os estudantes do último ano que desejarem seguir o caminho da advocacia, ofício que tem como requisito a integração aos quadros da OAB. Os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituição de ensino devidamente credenciada pelo Ministério de Educação.