Profissionais da limpeza são fundamentais para garantir higiene em unidades de saúde

20 de abril de 2020 - 15:47 # # #

Jéssica Fortes - Texto
Jeorge Farias - Artes Gráficas

Durante a pandemia que enfrentamos, a atuação das equipes de limpeza tem ganhado ainda mais relevância dentro das unidades de saúde da rede pública estadual. O trabalho dos profissionais é fundamental para garantir que o coronavírus (Covid-19) não se prolifere no ambiente hospitalar.

Apesar de não trabalharem na linha de frente do enfrentamento à doença, os colaboradores que realizam a limpeza e a desinfecção das unidades também temem o vírus e pedem que a população respeite o isolamento social. “Eu tenho mais medo de levar a doença pra dentro da minha casa. Tenho uma filha pequena, tenho minha mãe que é idosa, isso me preocupa”, confessa a auxiliar de limpeza Everlânia Barbosa, que trabalha há oito anos no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM).

Everlânia faz parte da equipe responsável pela limpeza da unidade de internação dos pacientes com Covid-19 no Hospital de Messejana. Ao saber que seria designada para trabalhar no espaço, ela conta que ficou apreensiva, mas não desistiu, pois sabe que desempenha um papel importante para profissionais de saúde e pacientes. “Eu me apeguei a Deus em orações, ele está no comando de tudo. Eu faço a minha parte, me cuido e me protejo”, ressalta.

Cuidados redobrados

Devido à pandemia, os profissionais de limpeza e desinfecção, que já realizavam um trabalho minucioso, precisaram redobrar os cuidados com a higiene. “Tem todo um cuidado com a colocação dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Passamos a ter muito mais atenção com a higienização do ambiente, com a retirada do lixo e depois com a retirada dos EPIs, pra não nos contaminar e nem oferecer riscos a outros profissionais”, conta a auxiliar de limpeza Úrsula Paiva.

Fora das unidades, a rotina também mudou. Pai de dois filhos, o auxiliar de limpeza Daniel Silva conta que os pequenos o esperavam todos os dias com um abraço. “Eles competiam pra ver quem me abraçava primeiro. Agora, antes do abraço, tem todo um ritual, banho, álcool. Os abraços também diminuíram, eu tenho medo. No trabalho eu tomo todos os cuidados, mas venho pra casa de ônibus, nunca se sabe”, pontua.

O Hospital de Messejana tem uma equipe formada por 174 zeladores. 18 deles revezam-se na área de internação por Covid-19. Os colaboradores passaram por treinamentos com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalar (CCIH) e Educação Continuada. Durante as capacitações, foram repassadas orientações sobre a doença, hábitos de higiene e cuidados com a paramentação e desparamentação dos EPIs.

O diretor médico do Hospital de Messejana, Carlos Augusto Lima Gomes, ressalta que o trabalho dos profissionais da limpeza é indispensável em qualquer cenário. Agora, mais ainda. “É com o trabalho e a dedicação deles que a transmissibilidade do coronavírus é diminuída, é combatida. Eles são fundamentais neste momento tão difícil que a humanidade enfrenta”, afirma.

Isolamento social

Mesmo sem apresentar sintomas, algumas pessoas podem ter o vírus e transmiti-lo nos mais diversos lugares. O momento exige cuidados redobrados e alguns sacrifícios. Por isso, todos devem fazer a sua parte e respeitar o isolamento social. A medida é indispensável para evitar o aumento de casos e, consequentemente, a sobrecarga do sistema de saúde. Seguindo as recomendações, você protege a sua vida e a de quem está ao seu redor. Enquanto médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, zeladores e outros profissionais estão nos hospitais, você tem a chance de ficar no lugar mais seguro de todos: a sua casa.