SPS cria canal de atendimento para imigrantes por whatsapp

20 de abril de 2020 - 16:34 # # # # #

Ascom SPS

Distante do país de origem e de suas famílias, muitos imigrantes estão, em tempos de pandemia, lutando para regularizar sua situação no Brasil. Para atender e tirar as dúvidas deste público, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, disponibiliza um canal de atendimento pelo whatsapp através do número (85) 98439.3462.

“Todos os dias nós recebemos ligações e mensagens de voz com muitas dúvidas dos migrantes. O questionamento mais recorrente é sobre o auxílio emergencial do Governo Federal, seguido das orientações sobre pendências com a Receita Federal e processos em tramitação no Ministério da Justiça. Estamos acompanhando estes e outros casos, atuando com encaminhamentos, orientando como utilizar o aplicativo para solicitar o benefício e acompanhado decisões do Diário Oficial”, frisa a supervisora do programa, Lívia Xerez, que ressalta, “estamos inclusive recebendo a documentação de algumas pessoas por foto para facilitar ainda mais o atendimento”.

“Temos dialogado com associações de estudantes de Guiné-Bissau e do Senegal no sentido de resolver estas demandas da forma mais prática possível, tendo em vista este período tão delicado por qual passamos todos”, completa. Desde o dia 19 de março, quando iniciamos o atendimento remoto, até 16 de abril foram realizados 129 atendimentos. “Neste período, fomos procurados por pessoas de Cuba, Angola, Guiné Bissau, Senegal, Venezuela e Turquia, que atualmente se encontram em Fortaleza e em municípios como Jijoca de Jericoacoara, Iguatu e Quixeramobim”, explica Lívia Xerez.

Atendimento humanizado

Coordenado pela SPS, o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas integra a Coordenadoria de Cidadania do órgão e atendeu entre os meses de janeiro e início de março, 605 pessoas.

“Atuamos com políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência e violação dos direitos humanos. A pandemia nos exige uma atenção redobrada com aqueles que procuram nossos serviços e este tem sido nosso maior compromisso. Além do atendimento aos imigrantes nós seguimos com os atendimentos do Núcleo de Assessoramento aos Programas de Proteção (NAPP) e do Centro de Referência e Apoio á Vítima de Violência (CRAVV). É interessante lembrar que nossos núcleos estão realizando atendimento por telefone e em casos extremos presencialmente”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

Serviço

Para entrar em contato com o NAPP, ligue (85) 98895.5571 e caso necessite dos serviços do Cravv, ligue: (85) 98895.5702