Ação colaborativa promove reparo de ventiladores mecânicos

22 de abril de 2020 - 14:44 # # #

Ascom da ESP - Texto e Fotos

Um dos focos da crise que envolve a COVID-19 em todo o mundo, a falta de ventiladores mecânicos não é uma exclusividade brasileira. Esses equipamentos são essenciais para a manutenção da vida de pacientes com estágio avançado da doença e a falta deles é sentida em todo o mundo, já que as fábricas não dão conta da demanda crescente desses caros equipamentos, em meio à pandemia.

No Ceará, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e outros órgãos voluntários, repara ventiladores que estejam sem uso, cadastrando-os e distribuindo-os nas unidades de saúde necessitadas para tratamento da Covid-19. Até o momento, pelo menos 50 ventiladores foram cadastrados, estando 33 em reparo e 17 foram entregues.

Pneumologista e intensivista, o médico Marcelo Alcantara Holanda, superintendente da ESP/CE, trabalha na área há quase 30 anos. Para ele, a pandemia de Covid-19 é um momento decisivo na história da ventilação mecânica, como foi em 1952, com a pandemia da Poliomielite. Foi a época em que nasceu esta tecnologia no mundo. “Agora é o momento disso se reinventar. De nascer uma nova ventilação mecânica que inclua políticas de saúde pública no seu seio, no seu eixo de desenvolvimento, inclusive, tecnológico”, explica.

Podem ser doados equipamentos ou componentes dos equipamentos por empresa pública ou particular ou até mesmo cidadãos. “A gente está tendo apoio para adquirir componentes, recebendo doações. No fundo, qualquer entidade, seja entidade jurídica ou até um indivíduo, pessoa física, pode se aproximar da gente, fazer um contato através do site, ou nosso telefone, e através disso ele pode doar qualquer equipamento respiratório que ele tenha. Inclusive equipamentos de uso domiciliar podem ser doados, se não estiverem em uso. Aparelhos de uso de ventilação mecânica domiciliar, se alguém quiser fazer esse apoio.”, completa Marcelo Alcantara.

Além de trabalhar no conserto dos equipamentos, a ESP Ceará ainda capacita profissionais a usarem os ventiladores mecânicos. Ainda esta semana deve ser lançada a programação de um treinamento online através de simulação virtual em que o indivíduo manipula um ventilador mecânico e o paciente reage às alterações que o profissional de saúde (médicos, fisioterapeutas e de enfermagem) faz. Cerca de mil pessoas devem ser capacitadas.

O que é um ventilador mecânico?

Ventiladores mecânicos são equipamentos que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando uma pessoa, por determinada doença, não consegue operar normalmente seu sistema respiratório. As máquinas de suporte à vida garantem o bombeamento de gás oxigênio para dentro dos pulmões e permitem a saída desse ar, que é produzido pelo próprio paciente, para o meio ambiente.

Comumente chamados de respiradores, os ventiladores mecânicos apenas auxiliam a respiração do paciente, ou seja: eles não respiram no lugar dos pulmões dos pacientes.

Através da compressão diversas vezes por minuto de uma reserva de oxigênio, o ar chega aos pulmões do paciente, que ficam conectados ao aparelho por tubos e válvulas. O aparelho também possibilita que o gás carbônico produzido na respiração seja expelido. O aparelho é essencial para manter a vida do paciente na fase aguda da Covid-19.

Serviço

Central de Ventiladores
Senai Jacarecanga: Rua Júlio Pinto, 1873, Jacarecanga
Contato: (85) 3421.5309
E-mail: centralventiladores.ce@gmail.com
Acesse AQUI a página da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER)